O Papel da Engenharia na Construção de Infraestruturas Inteligentes e Sustentáveis
Postado em: 06/05/2025
É quase impossível se formar em engenharia civil e sair da faculdade confiante em projeto de estruturas. O nível de detalhe e risco são tão grandes que o Aluno não se sente capacitado para projetar estruturas em uma escala e qualidade exigidas pelo mercado que é cada vez mais competitivo. Parte da qualidade de um projeto vem da própria concepção da estrutura. O que em geral nem é ensinada nas escolas de engenharia. Outra parte vem do uso de ferramentas (softwares) adequadas para a modelagem e detalhamento da edificação. É cada vez maior a participação de diversos programas na vida de quem pratica engenharia civil. Hoje, qualquer estudante deve dominar programas como Autocad, Revit, Excel, Civil 3D e alguma linguagem de programação para dizer o mínimo. Na área de projeto estrutural não é diferente. O principal software de cálculo para estruturas de concreto armado é o TQS. O domínio desta ferramenta é imprescindível para quem quer ter cálculos estruturais feitos de forma segura, segundo as NBRs e com uma produtividade elevada. Neste sentido, este curso se justifica como forma de preparar o profissional e estudante no entendimento e funcionamento de estruturas de concreto armado. O curso dará ao aluno conhecimentos como: critérios de um bom lançamento estrutural, modelagem da estrutura, carregamento da estrutura, análise dos esforços dominantes, detalhamento e entrega do projeto. Tudo isso associado ao uso do pacote TQS.
- Fornecer aos participantes conhecimentos suficientes para modelagem, análise e detalhamento das estruturas de concreto armado .
- Fornecer aos participantes conhecimentos sobre dimensionamento de estruturas de concreto em situação de incêndio .
- Desenvolver nos Alunos habilidades quanto ao lançamento e concepção estrutural .
- Ensinar aos Alunos conhecimentos sobre o cálculo de edifícios altos (>50 metros) .
O curso é indicado para Engenheiros civis, estudantes de engenharia civil, Tecnólogos e Técnicos de grau médio com formação na área de construção civil.