A Engenharia e a Proteção de Estruturas em Áreas de Risco: Técnicas de Mitigação
Postado em: 24/04/2025
Fornecer instrumentos para especializar o aluno na gestão do Comércio Exterior, desenvolvendo competências, conhecimentos e habilidades aos profissionais que atuam ou que desejam atuar na área de mercados internacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Detalhar as estratégias mercadológicas direcionadas para o mercado internacional.
• Analisar casos empresariais no comércio internacional.
• Ressaltar aspectos de planejamento e controle das ações de marketing e negociação internacional.
• Possibilitar o entendimento da sistemática de exportação e importação.
• Avaliar os procedimentos da logística internacional.
• Compreender os conceitos e instrumentos da gestão tributária do comércio exterior brasileiro.
• Detalhar a fundamentação teórica e prática das finanças internacionais.
• Investigar a formação do controle cambial no comércio internacional.
• Entender a fundamentação teórica e prática dos contratos internacionais.
O curso MBA em Gestão de Comércio Exterior tem como foco as operações envolvendo intercâmbios de bens e serviços no âmbito internacional. Saber essencialmente técnico, compreendendo práticas comerciais e aduaneiras, não afastando, entretanto, a conveniência de conhecimentos científicos sólidos em métodos quantitativos, jurídicos, sociais e econômicos que permitam uma compreensão mais abrangente dos ambientes e principais condicionantes lógicas subjacentes às atividades comerciais em um mundo globalizado.
Desde a década de 1990, o mundo econômico vem sentindo os efeitos da globalização, com a mudança no padrão de concorrência. As empresas brasileiras precisaram competir com empresas estrangeiras, sendo obrigadas a uma reengenharia no seu processo de produção e de cultura organizacional. As últimas duas décadas revelaram um impressionante aumento na importância das transações reais internacionais sobre o valor da produção brasileira, tendo o coeficiente de abertura da economia (soma do valor das exportações e importações como proporção do PIB) passado de algo em torno de 11% em 1990 para mais de 25% nas disponíveis para 2020. Estes dados revelam uma tendência de reversão, especialmente quando se compara as potencialidades brasileiras como participante no mercado internacional.
Além disso, os avanços das novas Tecnologias de Informação ampliaram o acesso a novos produtos e serviços, diminuindo custos de transação para empresas e consumidores, tornando o Comércio Exterior, um tema cada vez mais presente no cotidiano no Planejamento Estratégico de autarquias e empresas produtoras e comercializadoras.
Neste sentido o MBA vem atender uma expectativa de formar profissionais que estejam treinados e qualificados para operacionalização da abertura comercial e sua ampliação futura, especializando os discentes nas condicionantes lógico-científicas das trocas internacionais de bens e serviços.
O curso é destinado aos profissionais Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.