Desafios no Planejamento e Execução de Clínicas e Laboratórios de Alta Tecnologia
Postado em: 02/04/2025
O objetivo do curso é apresentar aos participantes, de forma prática e clara, os conceitos e a ciência na base das técnicas de projeto e construção, bem como das tecnologias e soluções que respondam à demanda, crescente em todo o mundo, pela produção de empreendimentos que possam ser consideradas neutros em seus impactos ao meio, sejam residências, edifícios de quaisquer usos, espaços urbanos, comunidades ou mesmo cidades inteiras, ao passo em que promovam também a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Os chamados EDIFÍCIOS NET ZERO são, portanto, o futuro da Arquitetura e Construção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Para cumprir com este objetivo geral, a Especialização está estruturado da seguinte forma:
. Arquitetura, Clima e Meio Ambiente: Conhecer e aprofundar os conceitos fundamentais da Arquitetura e suas relações com o clima e meio ambiente, as técnicas e tecnologias utilizadas para promover o desenvolvimento de empreendimentos (edifícios e cidades) mais eficientes no uso de recursos, mais resilientes e sustentáveis.
. Conforto Ambiental e Qualidade dos Ambientes Construídos: Conhecer as bases científicas, variáveis humanas, sociais e ambientais para o projeto, construção e operação de espaços construídos que promovam o conforto, a saúde e bem-estar dos seus usuários.
. Edifícios de Alto Desempenho e Net Zero: Conhecer os conceitos, técnicas e tecnologias a serem consideradas para a produção de empreendimentos Net Zero, autônomos em energia, água, e neutros em emissões de CO2 e geração de resíduos, bem como conhecer aplicações e casos de sucesso de empreendimentos realizados, no Brasil e no mundo.
Na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada entre outubro e novembro 2021 na Escócia, ficou ainda mais evidente, para todo o mundo, a importância de ações para o controle dos impactos humanos sobre o planeta de forma que possa garantir um futuro para as próximas gerações.
Neste contexto, o setor da construção tem um papel crucial, em função dos gigantescos impactos que provoca no meio, de maneira direta, com a extração de uma enormidade de recursos naturais, o consumo de gigantescas quantidades de água e energia que demanda, geração de infinidade de resíduos, pelas emissões de gases de efeito estufa, em especial o CO2, como também de maneira indireta, com os impactos provocados pela ocupação do solo e subsolo, pelos transportes e movimentações de materiais e de pessoa e alterações de clima em todas as escalas que provoca.
O setor da construção tem sido pressionado a apresentar soluções práticas para, de maneira gradativa e contínua, reduzir os seus impactos e promover cada vez melhores desempenhos ambientais. Dezenas de iniciativas de políticas públicas têm sido aprovadas em vários países para impor ao setor regras ambientais cada vez mais rígidas e já há países onde inclusive se definiu data para que as construções novas passem a ter que obrigatoriamente ser neutras em relação aos seus consumos de energia e água e suas emissões de CO2.
Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.