O que é arquitetura salutogênica?
Postado em: 14/07/2022
Algumas instituições no Brasil têm cursos de pós-graduação que oferecem disciplinas inerentes à formação do profissional de arquitetura, porém, a disponibilidade em relação à necessidade de profissionais especialistas no projeto, manutenção e reforma de edifícios de atenção à saúde ainda é deficitária. Os assuntos pertinentes ao projeto e gestão dos edifícios de saúde deveriam ser oferecidos durante a formação dos arquitetos, no sentido de expandir sua inserção no mercado de trabalho assim como prover o país de profissionais capazes de garantir a qualidade destas estruturas, desde sua arquitetura e engenharia até seu design e engenharia clínica, passando por administração e gestão dos seus ambientes e edifícios.
O curso visa dar ao profissional da área de arquitetura, engenharia, profissionais gestores da área de saúde, e outros profissionais de áreas afins, o treinamento necessário para intervir adequadamente no planejamento e projeto de unidades de saúde, compatibilizando novas formas de gestão na administração do espaço hospitalar no que diz respeito à adequação, projeto, gestão e administração destes espaços, com ênfase na Humanização Hospitalar.
O Curso tem por finalidade capacitar o aluno, dentro de uma visão sistêmica, estratégica e holística, a identificar a importância, dos ambientes de atenção à saúde, das premissas básicas, estruturação e desenvolvimento de projetos e seu acompanhamento ao longo do tempo, incluindo manutenção preventiva e preditiva.
O curso oferece também a abordagem e estudo das competências relativas à humanização destes ambientes, além de ergonomia, paisagismo, conforto humano e ambiental bem como sustentabilidade, imprescindíveis na abordagem integral dos espaços de atenção à saúde.
Aprenderão também desde a organização de um plano de intervenção e reforma ou de projetos de retrofit ou reaproveitamento de edifícios, até a elaboração de projetos, propostas, orçamentos, especificações, além de adquirirem noções básicas de legislação no atendimento à saúde, com ênfase nas normas e diretrizes para aplicação segura em ambientes de tecnologia de ponta, compatibilizados com humanização e sustentabilidade.
Arquitetos, engenheiros, profissionais gestores da área de saúde, e outros profissionais de áreas afins, graduados em curso superior ou tecnólogo reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, na área específica de que trata o curso.
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária em cada disciplina do curso.