Desafios no Planejamento e Execução de Clínicas e Laboratórios de Alta Tecnologia
Postado em: 02/04/2025
Formar especialistas na concepção, projeto e gestão de Estruturas Hidráulicas considerando o aspecto multidisciplinar desta área do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar aos alunos ampliação da compreensão do processo de concepção das Estruturas Hidráulicas; Fornecer elementos teórico-práticos para o projeto das Estruturas Hidráulicas; Conhecer e discutir as formas de gestão das estruturas hidráulicas; Conhecer estratégias de investigação científica que fundamentam o projeto das estruturas hidráulicas.
O Brasil ainda passa no presente momento por duas crises ligadas ao setor de Recursos Hídricos. Uma, já estabelecida, atingindo diversas regiões do país simultaneamente, a da escassez de água, devido criticamente à ausência ou pouca frequência de chuvas nos últimos anos, ou seca. Esta crise ocorreu em sua base, por causa essencialmente da falta de planejamento por parte dos setores responsáveis dentro dos órgãos governamentais. A segunda crise, prevista, mas ainda não estabelecida, é a da escassez de energia elétrica.
Como é sabido, a matriz energética brasileira é majoritariamente baseada em hidroeletricidade, extremamente sensível às variações climáticas relativas às precipitações. Além disso, o aumento do consumo de energia nos últimos anos devido ao crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população, trouxe uma urgência na ampliação da disponibilidade de carga elétrica. Outro aspecto ligado à água que afeta o país é a da infraestrutura. Este setor que engloba os serviços de abastecimento de água, drenagem e coleta e disposição de esgoto, necessita de ampliação para o devido atendimento dos cidadãos. Cerca de 50% da população brasileira não tem acesso aos serviços básicos de saneamento. No setor produtivo, a água é insumo essencial, representando o agronegócio, aproximadamente 70% do consumo dos recursos hídricos e a indústria 15%.
Diante do exposto, é conveniente admitir que os próximos anos trarão uma demanda por engenheiros e técnicos especializados no setor de Estruturas Hidráulicas, tanto para atendimento da demanda do setor público como o privado. Caso o país retome a médio prazo o crescimento dos últimos anos pré-crise mundial, certamente haverá escassez de profissionais com este perfil maior que a que já ocorre.
Engenheiros civis, engenheiros sanitários e ambientais, engenheiros mecânicos, engenheiros de produção e demais profissionais e tecnólogos de áreas afins, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.