Desafios no Planejamento e Execução de Clínicas e Laboratórios de Alta Tecnologia
Postado em: 02/04/2025
Coordenado pelo Professor D. Sc. Marcos Porto, a Especialização em Engenharia Geotécnica - Fundações e Obras de Terra vai capacitar e desenvolver, nos participantes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam discutir e analisar problemas para elaboração e implementação de soluções na área de engenharia geotécnica, em empresas e órgãos públicos.
Com conteúdo moderno, essa Pós-Graduação vai abordar temas de alta relevância para o segmento, trazendo disciplinas como FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA (20h), FUNDAÇÕES PROFUNDAS (20h), FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS (20h), HIDRÁULICA DOS SOLOS (20h), MECÂNICA DOS SOLOS NÃO SATURADOS (20h) entre várias outras que podemos ser encontradas na aba disciplinas.
Considerando a visível mudança, para melhor, dos índices econômicos no Brasil e a clara tendência de retomada do crescimento do país, demonstrada nos últimos anos a engenharia civil, mais especificamente, os setores relacionados com infraestrutura sofrem com a falta de pessoal qualificado para atender a demanda. Tanto a nível técnico como a nível superior, existe, atualmente, a necessidade da criação de cursos de aperfeiçoamento e especialização de pessoal para nova conjuntura. A área da engenharia civil que trata dos elementos de sustentação (fundações e contenções) e obras de terra (barragens, estradas e aterros) representa uma parte importante desse contexto e é o foco deste projeto. A relevância da geotecnia consiste no fato de que, em todas as obras de infraestrutura, o estudo geotécnico representa o marco inicial. Além de que, quando a obra é uma barragem, uma estrada ou um túnel, o próprio projeto é desenvolvido norteado pela engenharia geotécnica.
Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Infraestrutura de Transportes e Rodovias.