PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL - ONLINE

Pós-Graduação - Modalidade: EAD - Online - Duração: 20 Meses
 /   /  EAD-Online

OBJETIVOS

Essa especialização em o objetivo de capacitar e qualificar profissionais em engenharia de saneamento básico e ambiental, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes técnicas e tecnologias, além de diferentes estruturas políticas, com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Fornecer dados e embasamento teórico e prático para compreensão e aplicação de conceitos;

• Fornecer ferramentas e parâmetros para dimensionamento e elaboração de projetos de sistemas de saneamento;

• Propor ambiente de troca de informações e amplas discussões relacionadas ao tema saneamento em metodologias pedagógicas específicas para cursos de pós-graduação, com dinâmicas de grupo, exercícios aplicados e cases.

• Formar profissionais qualificados para atendimento da demanda do mercado de projetos, obras e operação/manutenção de sistemas de saneamento.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

JUSTIFICATIVA

ÁGUA:

No SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2018, estão registrados 2.639 municípios com índice de atendimento urbano por rede de água igual a 100% (51,3% do total de municípios da amostra). Em termos de população, esses municípios correspondem a 44,9% da população urbana residente de toda a amostra. Ou seja, esse é o percentual de população urbana do país cujo acesso aos serviços de água está universalizado, segundo informações dos prestadores de serviços.

ESGOTO:

No diagnóstico publicado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, observa-se 1.536 municípios com índice superior a 70% (49 municípios a mais que em 2017); 409 municípios com índices na faixa de 40 a 70%; 249 municípios com valores que se enquadraram entre 20 a 40%; 146 municípios na faixa imediatamente inferior, de 10 a 20%; e na última faixa, abaixo de 10%, 178 municípios. No total, o estudo apresenta o resultado de 4.050 municípios, sendo 2.518 com índice de atendimento urbano de água calculado e 1.531 municípios que responderam ao formulário simplificado de esgoto, ou seja, que não possuem sistema público de esgoto .

RESÍDUOS SÓLIDOS:

A Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresenta a décima sétima edição do Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do SNIS, ano de referência 2018. O diagnóstico é elaborado com base nas informações fornecidas pelos prestadores dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos dos municípios, que participaram da coleta de dados do ano de 2019, tendo como ano de referência 2018.

Na atual edição, 3.468 municípios participaram da coleta, isto é, 62,3% do total do país. Em termos de população urbana este percentual representa 85,6% ou 151,1 milhões de habitantes.

São levantadas 372 informações de diversos tipos, como, por exemplo, a cobertura do serviço regular de coleta de resíduos domiciliares, as informações sobre a massa coletada, a coleta seletiva e a recuperação de materiais recicláveis, o desempenho financeiro - incluindo as receitas e despesas – e, também, os dados referentes à destinação final dos resíduos sólidos urbanos, contemplando avaliações sobre as unidades de processamento e as relações de importação e exportação de resíduos domiciliares e públicos entre os municípios, dentre outras informações. A partir do conjunto de informações são calculados 47 indicadores no sistema, dentre eles taxa de cobertura do serviço de coleta domiciliar, massa recuperada per capita e autossuficiência financeira do órgão gestor.

DRENAGEM:

A SNS - Secretaria Nacional de Saneamento apresenta aqui o terceiro Diagnóstico de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, elaborado a partir das informações e indicadores dos municípios que participaram da coleta de dados do ano de 2019, tendo como ano de referência 2018.

Em seu terceiro ano, o SNIS–AP traz informações sobre o serviço de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas de 3.603 municípios, que representa 64,7% do total de municípios brasileiros, abrangendo 84,2% da população urbana. Nessa coleta conta-se com a participação de 25 capitais de estado e do Distrito Federal. Apenas Porto Velho (RO) não é considerada nesse grupo das capitais, por não ter concluído o preenchimento das informações dentro do prazo. Os dados foram coletados por meio do módulo de Águas Pluviais, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS-AP).

O SNIS é um sistema de informações consolidado no setor saneamento básico como o mais robusto banco de dados existente no País sobre serviços de água, esgotos, resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Em 2019 foi realizada a terceira coleta de dados do SNIS-AP.

Dessa forma, a proposta do curso é qualificar profissionais da área de engenharia de saneamento ambiental, para as novas tendências do mercado, visando aspectos emergentes no setor, como: Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010); Política Nacional de Saneamento Básico (2007); Discussões sobre a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de Setembro de 2017, publicada pelo Ministério da Saúde, que determina os parâmetros de potabilidade de água para consumo humano; Programas do governo federal de pesquisa e qualificação de profissionais (PROSAB e ReCESA); Eficiência energética em sistemas de abastecimento de água; Aproveitamento de água de chuva e medidas compensatórias; Tratamento de lixiviado de aterro sanitário; Remoção de nutrientes em tratamento de águas residuárias; Conservação, uso racional e reuso das águas; além de novas tecnologias para controle de poluição.

PÚBLICO ALVO

Engenheiros; Arquitetos; Técnicos de serviços de saneamento, graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

SOFTWARES UTILIZADOS NO CURSO:

. Software SANCAD
. Software AQUA REDE
. Autodesk AutoCAD
. EPANET
. QGis / Google Earth

- - - - - - - - - - - - - - -

Requisitos para instalação e utilização dos softwares:

Sistema Operacional: Microsoft® Windows® 10 ou Windows 11 de 64 bits com suas devidas atualizações. 

Processador Básico: Intel® i-Series, Xeon®, AMD® Ryzen, Ryzen Threadripper PRO. 2,5 GHz ou superior. Recomendamos CPU com o mais alto GHz.

Memória Básico: Recomendado 16 GB

Resolução do monitor de vídeo: Mínimo: 1280 x 1024 com true color  //  Máximo: Monitor de definição UltraHigh (4k)

Gráficos básicos: Placa de vídeo com capacidade de exibição de 24 bits de cor

Gráficos avançados: Placa gráfica compatível com DirectX® 11 com Shader Model 5 e, no mínimo, 4 GB de memória de vídeo.

Espaço em disco: 30 GB de espaço livre em disco

Navegador: Microsoft Internet Explorer 10 (ou superior)  //  Google Chrome™ (para o AutoCAD Web)

Depoimentos:

arrow-left
arrow-right

" Aulas extremamente produtivas e com grande conhecimento passado pelo Professor Frank. "

Avatar default
ISABELLA SARAIVA
Disciplina: POLUIÇÃO, QUALIDADE E USOS DA ÁGUA
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" ótimo conteúdo, ótima didática , material suficiente, final de semana de muito aprendizado "

Avatar default
ISRAEL DIOGO RODRIGUES SILVA
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" O professor é ótimo, tem domínio do tema, excelente retórica e experiência prática "

Avatar default
GABRIELA RODRIGUES
Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Professor(a): M. SC. SÉRGIO RODRIGUES AYRIMORAES SOARES

" OTIMA , OTIMO CONTEUDO, PARABENS PROFESSOR JULIO CESAR, PARABENS INBEC. "

Avatar default
ISRAEL DIOGO RODRIGUES SILVA
Disciplina: HIDROLOGIA APLICADA
Professor(a): PD. SC. JÚLIO CÉSAR DA SILVA

" Disciplina muito bem explicada e com muito domínio do professor! "

Avatar default
MARIA EDUARDA BARBOSA RAMOS DE AGUIAR
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Ótima dinâmica. Tanto a Monique e quanto Rodrigo são excelentes professores com ótima didática e conhecimento, juntando prática com teoria. "

Veja mais Avatar default
JULIA
Disciplina: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA I
Professor(a): M. SC. RODRIGO AMADO GARCIA SILVA

" Gostei muito da aula, cotribuiu muito em minha formação e parabéns, seja bem vinda Bruna Loro Ferraz, parceira de CIA! PS: Trabalho na gerenciadora. Att, Renan Santos "

Veja mais Avatar default
RENAN
Disciplina: SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO I
Professor(a): ESP. BRUNA LORO FERRAZ

" Disciplina ministrada com muito profissionalismo dessa professora muito competente. Domina muito o assunto e tem uma excelente didática quanto a apresentação da aula. Parabéns "

Veja mais Avatar default
ALEXSANDRA
Disciplina: OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Professor(a): M. SC. MAYRA DE CASTILHO BIELSCHOWSKY

" Parabéns ao professor por sua responsabilidade, compromisso, e excelente didática e contato com alunos. Muito satisfeita com a atenção e acompanhamento da Renatinha. Muito atenciosa e solicita. "

Veja mais Avatar default
CICERA JOSISLANE
Disciplina: HIDRÁULICA APLICADA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUÁRIAS
Professor(a): D. SC. RODRIGO DOS SANTOS PEIXOTO

" Gostaria de parabenizar à todos pela estrutura e planejamento das disciplinas. Minhas expectativas são altas em relação ao aprendizado. "

Veja mais Avatar default
FÁBIO ADRIANO FRANÇA
Disciplina: POLUIÇÃO, QUALIDADE E USOS DA ÁGUA
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Além do excelente conteúdo escrito (apostila) preparado pelo mestre, o resumo que ele faz das aulas anteriores auxilia bastante na fixação do conteúdo apresentado. "

Veja mais Avatar default
FÁBIO ADRIANO FRANÇA
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Excelente a metodologia aplicada buscando sempre a interação prática do conhecimento, ensejando a contribuição valiosa dos colegas, com grande expertise, de conhecimento e prática. Parabéns. "

Veja mais Avatar default
CRISTÓVÃO JOSÉ ROCHA DE SOUZA
Disciplina: TÉCNICAS E PROJETOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO II
Professor(a): D. SC. GUSTAVO AVEIRO LINS

" Disciplina extremamente relevante para o curso, visto que o contato com esse tipo de assunto na graduação geralmente é bastante limitado. A experiência do professor e a forma com que o assunto foi conduzido, bem como as experiências compartilhadas pelos colegas, agregaram bastante para nossa formação e um melhor entendimento do tema. "

Veja mais Avatar default
RAFAEL CORDEIRO
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Excelente abordagem do professor, a interação do assunto junto aos alunos foi excelente, as atividades apresentadas reforçaram o assunto ao cotidiano técnico. Muito bem mesmo! "

Veja mais Avatar default
TAIRONE DE OLIVEIRA SOUSA
Disciplina: HIDROLOGIA APLICADA
Professor(a): PD. SC. JÚLIO CÉSAR DA SILVA

" Excelente conteúdo e conhecimento do professor, influenciou bastante pessoalmente pro meu conhecimento profissional. "

Veja mais Avatar default
TAIRONE DE OLIVEIRA SOUSA
Disciplina: MONITORAMENTO E ANÁLISE DE PROCESSOS HIDROLÓGICOS
Professor(a): PD. SC. JÚLIO CÉSAR DA SILVA

" Muito bom o conteúdo da disciplina e a didática do Professor Sérgio. "

Avatar default
ANDRE RENATO ROTTA
Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Professor(a): M. SC. SÉRGIO RODRIGUES AYRIMORAES SOARES

" Foi excelente a troca de experiência com exemplos práticos. "

Avatar default
TAIRONE DE OLIVEIRA SOUSA
Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Professor(a): M. SC. SÉRGIO RODRIGUES AYRIMORAES SOARES

" EXCELENTE DISCIPLINA, DIDÁTICA E PROFESSOR. "

Avatar default
GUILHERME
Disciplina: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA I
Professor(a): M. SC. RODRIGO AMADO GARCIA SILVA

" As aulas do Prof Frank são fantásticas! Muito domínio de conteúdo, exemplos práticos e atenção com os acadêmicos! "

Veja mais Avatar default
ADRIENY FRAGA
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Professor bastante didático. Mostra a aplicabilidade da disciplina no contexto prático. Muito produtivo "

Veja mais Avatar default
RAFAEL SILVA RODRIGUES
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Excelente professor, curso ótimo. Parabéns INBEC. "

Avatar default
BRENO ALBERNARD SILVEIRA
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" O curso permitiu uma visão geral sobre o processo de avaliação de impactos ambientais e licenciamento e a atividade permitiu colocar em prática os assuntos tratados na disciplina. "

Veja mais Avatar default
WILLIAM DE ARAUJO LIMOEIRO
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" O professor Frank é ótimo, muito didático e sempre que pode nos dá exemplos práticos, além, de nos passar atividades imersivas. "

Veja mais Avatar default
NATÁLIA LEMOS
Disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" O conteúdo foi bem apresentado e os exercícios possibilitaram um melhor entendimento da matéria. "

Avatar default
WILLIAM DE ARAUJO LIMOEIRO
Disciplina: HIDRÁULICA APLICADA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUÁRIAS
Professor(a): ESP. BRUNA LORO FERRAZ

" Professora excelente e com muito domínio de conteúdo. Traz exercícios durante a aula, que torna mais fácil o aprendizado. "

Veja mais Avatar default
ADRIENY
Disciplina: HIDRÁULICA APLICADA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUÁRIAS
Professor(a): ESP. BRUNA LORO FERRAZ

" ESSE MÓDULO ESCLARECE MUITAS DÚVIDAS QUE TENHO NA ÁREA DE FECHAMENTO DE DMC DA MINHA OBRA. "

Avatar default
TAIRONE DE OLIVEIRA SOUSA
Disciplina: TÉCNICAS E PROJETOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO II
Professor(a): M. SC. RODRIGO AMADO GARCIA SILVA

" Professora bem didática, sempre muito boa a aula. "

Avatar default
TAMIRES FIGUEIREDO
Disciplina: SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO II
Professor(a): ESP. BRUNA LORO FERRAZ

" Disciplina muito boa e agregadora para minha atividade profissional. Professor tem muito entendimento prático. O que ajuda a entender melhor. "

Veja mais Avatar default
ROMULO
Disciplina: OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Professor(a): ESP. FREDDY ALBERTO VALDIVIA

" A professora super preparada "

Avatar default
SILVANIA CABRAL
Disciplina: PROCESSOS E PROJETOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS I
Professor(a): M. SC. BRUNA MAGALHÃES DE ARAÚJO

" Professor com excelente didática, interação com os alunos e domínio na disciplina. Aula aplica com excelência. "

Veja mais Avatar default
LORENNA JACOB DOS SANTOS
Disciplina: POLUIÇÃO, QUALIDADE E USOS DA ÁGUA
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" Simplemente a aula mais incrível que tive na vida. Um dia, se Deus quiser, serei uma professora como o Professor Frank. Ele é fantástico. "

Veja mais Avatar default
Anônimo
Disciplina: POLUIÇÃO, QUALIDADE E USOS DA ÁGUA
Professor(a): PD. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA

" A aula foi bem dinâmica e os exercícios permitiram uma melhor compreensão da aplicação do conteúdo. Também foram disponibilizados materiais extra para aprofundamento sobre o tema da aula. "

Veja mais Avatar default
WILLIAM DE ARAUJO LIMOEIRO
Disciplina: GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS E SISTEMAS DE DRENAGEM
Professor(a): D. SC. MONIQUE DE FARIA MARINS

" Professora muito qualificada e com muito domínio do assunto. "

Avatar default
Anônimo
Disciplina: GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS E SISTEMAS DE DRENAGEM
Professor(a): D. SC. MONIQUE DE FARIA MARINS

" Ótima professora, muito conhecimento e excelente didática, ótima relação entre teoria e pratica. "

Avatar default
RAFAEL SILVA RODRIGUES
Disciplina: GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS E SISTEMAS DE DRENAGEM
Professor(a): D. SC. MONIQUE DE FARIA MARINS

" Professora bem didática e tranquila! Muito boa aula e bastante útil para quem almeja trabalhar com saneamento. "

Veja mais Avatar default
HENZO PEREIRA CALIXTO PORTO
Disciplina: GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS E SISTEMAS DE DRENAGEM
Professor(a): D. SC. MONIQUE DE FARIA MARINS

Receba o programa do curso
Para receber informações sobre os valores, data de início, local de realização, favor preencher o formulário abaixo:

Conteúdos Relacionados

Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 400 horas
  • Duração 20 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)

Depoimentos

Seja Especialista em Obras e Projetos de Saneamento Ambiental. Não perca tempo! Torne-se um Profissional de sucesso