PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Pós-Graduação
 /   /  Presencial

PORQUE FAZER ESSA ESPECIALIZAÇÃO

• Atender à Resolução nº 359 de 31/07/91 do Conselho Federal de Engenharia, Agronomia (CONFEA), sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do engenheiro de segurança do trabalho.

• Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de riscos, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.

• Propor políticas, programas, normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, zelando por sua observância.

• Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir pareceres, laudos técnicos e indicar medidas de controle relacionadas a riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente-tipo.

• Caracterizar as atividades e operações insalubres, perigosas e penosas.

• Analisar riscos de acidentes no seu contexto mais amplo, inclusive em prol da segurança do consumidor, propondo medidas corretivas e preventivas.

• Projetar sistemas de proteção coletiva e individual.

• Orientar o treinamento específico de segurança, saúde, meio ambiente e assessorar a elaboração de programas de treinamento.

• Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções.

• Informar aos trabalhadores e à comunidade sobre as condições de segurança, saúde e meio ambiente

• Coordenar sistemas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente, com expressão na responsabilidade social.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

JUSTIFICATIVA

O programa visa ao aprimoramento de conhecimentos de profissionais da área no que tange à legislação de Segurança e Medicina do Trabalho e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, conforme artigo n° 162, capítulo V – da Segurança e da Medicina do Trabalho, Lei nº 6514/77 (CLT), regulamentada pela NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Portaria MTb nº 33/83, item 4.4.1, alínea a.

Visa também dar atendimento à Lei nº 7.410, de 27/11/85, que dispõe sobre a especialização de engenheiros e arquitetos em engenharia de segurança do trabalho, regulamentada pelo Decreto nº 92.530 de 09/04/86, referente à permissão do exercício da engenharia de segurança do trabalho.

Observa-se também a necessidade de geração de oportunidades ao engenheiro e arquiteto e do desenvolvimento de uma compreensão adequada da relação capital-trabalho, proporcionando uma visão humanística e social no contexto da responsabilidade social empresarial. As disciplinas complementares pretendem atender a realidade e peculiaridades do Estado da Federação Brasileira, objetivando a melhoria contínua dos ambientes e condições de trabalho, em prol da qualidade de vida do trabalhador, do aumento da sua competitividade e otimização da empregabilidade.

Finalmente, verifica-se a necessidade de orientações aos profissionais quanto a uma atuação estratégica, integrando segurança, saúde no trabalho e proteção ambiental nos negócios da empresa, fundamentando está tríade como um valor.

Uma vez Especialista em Segurança do Trabalho o Engenheiro ou Arquiteto poderão exercer/elaborar legalmente as seguintes atividades:

. PPRA - Programa de Prevenção de Riscos no meio ambiente de trabalho;
. PCMAT - Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção;
. MAPA DE RISCO - Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores;
. LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;
. PROJETO DE INCÊNDIO - Dimensionamento do sistema de hidrantes, extintores, iluminação de emergência, alarme de incêndio e sinalização de emergência até projetos executivos do sistema de chuveiros automáticos Sprinklers;
. PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos;
. Elaboração de Treinamento das NR - Normas Regulamentadoras - de 01 a 35;
. Criação de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - de acordo com a NR 05.

PÚBLICO ALVO

Engenheiros e Arquitetos. 


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA 30h
ERGONOMIA 30h
GERÊNCIA DE RISCOS 60h
HIGIENE DO TRABALHO 150h
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 30h
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 30h
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO 50h
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES 80h
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES 60h
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE 50h
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO 30h
SEGURANÇA EM SISTEMAS ELÉTRICOS 30h

D. SC. LAIS ALENCAR DE AGUIAR
LAIS ALENCAR DE AGUIAR
Titulação: DOUTOR

Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Análise de Risco Indu... Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Análise de Risco Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de segurança industrial, análise de risco ambiental, auditoria ambiental, auditoria de segurança, meio ambiente e licenciamento ambiental. Veja Mais Voltar

D. SC. THEREZA CRISTINA FERREIRA CAMELLO
THEREZA CRISTINA FERREIRA CAMELLO
Titulação: DOUTOR

Doutora em Ciências Médicas e Mestre em Ciências (Microbiologia), ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Microbiolog... Doutora em Ciências Médicas e Mestre em Ciências (Microbiologia), ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico laboratorial, Corynebacterium spp, Corynebacterium diphtheriae, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, Rhodococcus equi e Nocardia spp. Também atua na área ambiental e de ecologia. Pertence ao conselho editorial da Revista Ibero-Americana de Ciências. Editor Chefe Revista SUSTINERE (Saúde e Educação). Perito Biomedico do Observatorio Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ-UERJ). Veja Mais Voltar

D. SC. LEONÍDIO FRANCISCO RIBEIRO FILHO
LEONÍDIO FRANCISCO RIBEIRO FILHO
Titulação: DOUTOR

Doutor em Higiene Industrial - Universidade da Carolina do Norte - USA, Especialista em Administração de Empresas - FVG/SP, Engenheiro Industrial/Eletricista – FEI, Engenheiro de Segurança do Trabalho - USP. Engenheiro de Segurança do Trabalho, com l... Doutor em Higiene Industrial - Universidade da Carolina do Norte - USA, Especialista em Administração de Empresas - FVG/SP, Engenheiro Industrial/Eletricista – FEI, Engenheiro de Segurança do Trabalho - USP. Engenheiro de Segurança do Trabalho, com longo currículo na área, tendo participado da equipe que em 1972 elaborou o projeto desses cursos para o então Ministério do Trabalho e da Previdência Social em atendimento a Portaria MTPAS nº 3237 de 27/07/72. Chefiou a Divisão de Segurança do Trabalho da FUNDACENTRO, do Ministério do Trabalho, foi o interlocutor da introdução do curso em várias universidades federais e privadas. Elaborou várias apostilas e em 1974 o primeiro livro de segurança do trabalho do Brasil “Técnicas de Segurança do Trabalho” com 579 páginas pela Editora Brasileira do Livro Cientifico com 20 re-impressões. Cursos nas Universidades, de Bologna, de Munique, Geórgia, bem como na Fundación Mapfre, Instituto Nacional de Higiene e Segurança da Espanha, Instituto Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho do Japão. Veja Mais Voltar

M. SC. MARCELLO GUIMARÃES COUTO
MARCELLO GUIMARÃES COUTO
Titulação: MESTRE

Mestre em Sistemas de Gestão - UFF, B.Sc. Direito - UFF, Especialização em Meio Ambiente - COPPE/UFRJ, Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria, Auditor externo do INMETRO para acreditação de organismos de certificação da qualidade... Mestre em Sistemas de Gestão - UFF, B.Sc. Direito - UFF, Especialização em Meio Ambiente - COPPE/UFRJ, Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria, Auditor externo do INMETRO para acreditação de organismos de certificação da qualidade e ambiental, Instrutor Oficial de cursos de Auditor Líder, Consultor e Auditor de Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001). Veja Mais Voltar

M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA
SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA
Titulação: MESTRE

Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliação e Perícias Judiciais - UFF, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pe... Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliação e Perícias Judiciais - UFF, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente de 2008 até 2012 (EP/DRHIMA/UFRJ) Professora de cursos de pós graduação na área de Gestão Ambiental, Perícias Ambientais, Perícias Ambientais, Perícias Judiciais e Tecnologias e Inovações na Construção Civil desde 2009 (INBEC, UNIC). Pesquisadora UFRJ - NASA (CNPq) desde 2008 - Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA; Membro do Diretório de Pesquisa Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ/CNPq) Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) dos cursos: MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia da Construção e MBA Planejamento e Controle de Obras. Veja Mais Voltar

M. SC. MÔNICA TAVEIRO CRUZ
MÔNICA TAVEIRO CRUZ
Titulação: MESTRE

Mestre Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Arquiteta Urbanista pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Sócia Diretora e resp... Mestre Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Arquiteta Urbanista pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Sócia Diretora e responsável técnica pela empresa TMARQT, Técnica e Arte, parcerias com Aviação do Exército em Taubaté. Veja Mais Voltar

M. SC. CAIO CESAR DE OLIVEIRA NUNES
CAIO CESAR DE OLIVEIRA NUNES
Titulação: MESTRE

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).... Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Engenheiro Civil com ênfase em Ambiental pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). É membro do Grupo de Estudos GETSP - Laboratório de Tecnologia dos Sistemas Prediais (Responsáveis: Prof. Dr. Simar Vieira de Amorim e Prof. Dr. Douglas Barreto). Docente nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental do UNIFEB desde 2012. Sócio-diretor na CCON Assessoria e Projetos de Engenharia Ltda - Barretos/SP: assessoria e projetos de Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários, Prevenção e Combate a Incêndio, Gases Medicinais, GLP e GN. Veja Mais Voltar

M. SC. ROGÉRIO LUIZ MOTA DE OLIVEIRA
ROGÉRIO LUIZ MOTA DE OLIVEIRA
Titulação: MESTRE

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e meio ambiente com 22 anos de sólida experiência, Mestre em Ergonomia – UFPE, Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Produção, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – PUC/PE, Pós... Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e meio ambiente com 22 anos de sólida experiência, Mestre em Ergonomia – UFPE, Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Produção, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – PUC/PE, Pós-Graduação em Ergonomia – UFPE, Graduação em Engenharia Ambiental - PUC/PE, Graduação em Pedagogia - Adm. Educacional – UFPE, Técnico de Segurança do Trabalho - Escola Técnica Federal de Pernambuco Veja Mais Voltar

ESP. VÂNIA REGINA PALMEIRA MOREIRA MEIRELLES
VÂNIA REGINA PALMEIRA MOREIRA MEIRELLES
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Sistemas de gestão em Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Dez anos atuando como profissional na área de Segurança, Saúde no Trabalho em empresas multinacionais e nacionais, com experiência em sistema... Especialista em Sistemas de gestão em Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Dez anos atuando como profissional na área de Segurança, Saúde no Trabalho em empresas multinacionais e nacionais, com experiência em sistema de gestão integrado e atendimento às normas corporativas de Qualidade, Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Comunicação. Consultora, auditora e instrutora em Qualidade e Segurança e Saúde qualificada no Lead Assessor isso 9001 da STAT-A-MATRIX/HGB (curso reconhecido pelo RAB/USA) e do Lead Assessor OHSAS 18001 DA HGB (curso reconhecido pelo RAC/INMETRO). Veja Mais Voltar

ESP. LEANDRO CATÃO DE ABREU
LEANDRO CATÃO DE ABREU
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias Judiciais, Especialista em Gestão da Qualidade, Engenheiro Eletricista de Telecomunicações, Auditor Líder para as Normas ISO 14.001 e OHSAS 18.0... Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias Judiciais, Especialista em Gestão da Qualidade, Engenheiro Eletricista de Telecomunicações, Auditor Líder para as Normas ISO 14.001 e OHSAS 18.001, registrado no IRCA - International Register of Certificated Auditors, Auditor Interno para a Norma ISO 9.001, inscrito no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e no Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região. Veja Mais Voltar

ESP. SÉRGIO AMÉRICO MENDES DE CARVALLHO
SÉRGIO AMÉRICO MENDES DE CARVALLHO
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenheiro Químico, Professor facilitador de curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na disciplina Higiene do Trabalho – Agentes Químicos das seguintes IES: Universidade Fede... Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenheiro Químico, Professor facilitador de curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na disciplina Higiene do Trabalho – Agentes Químicos das seguintes IES: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Pontifícia Universidade Católica (PUC). Consultor em Engenharia de Segurança do Trabalho em diversas empresas entre elas SHELL e IPIRANGA. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança e da Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes. Veja Mais Voltar

ESP. ABÍLIO MINDÊLLO BALTHAR NETO
ABÍLIO MINDÊLLO BALTHAR NETO
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNINOVE/SP, Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Santa Úrsula . Professor do Curso de Eletricidade e Iluminação na Rede Globo - RJ, Professor do curso de NR 10 - Segurança em Instalaçõe... Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNINOVE/SP, Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Santa Úrsula . Professor do Curso de Eletricidade e Iluminação na Rede Globo - RJ, Professor do curso de NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade na Companhia Paulista de Força e Luz, unidade Araraquara, São Paulo, Professor do curso de NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade na Johnson Controls (2014) para Petrobrás. Veja Mais Voltar

ESP. GUIDO MARQUES DE AZEVEDO
GUIDO MARQUES DE AZEVEDO
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Ensino Profissional, Engenheiro Eletricista, Curso de Perícia Trabalhista em Insalubridade e Periculosidade realizado pela SOBES, Curso de Pericias Civil realizado pelo Tribunal de... Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Ensino Profissional, Engenheiro Eletricista, Curso de Perícia Trabalhista em Insalubridade e Periculosidade realizado pela SOBES, Curso de Pericias Civil realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro / RJ. Instrutor do Senac Rio desde 2005 e Engenheiro de Segurança do Trabalho da Empresa ESHSO Serviços Médicos Ltda desde 2010. Veja Mais Voltar

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.


Receba o programa do curso
Sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo:

  • Carga Horária 630 horas
  • Duração 21 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
  • Matrículas abertas

    Fortaleza, São Paulo, Teresina,

Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.