Coordenação do Curso
  • SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA

    M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA

    Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Esp... Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliação e Perícias Judiciais - UFF, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente de 2008 até 2012 (EP/DRHIMA/UFRJ) Professora de cursos de pós graduação na área de Gestão Ambiental, Perícias Ambientais, Perícias Ambientais, Perícias Judiciais e Tecnologias e Inovações na Construção Civil desde 2009 (INBEC, UNIC). Pesquisadora UFRJ - NASA (CNPq) desde 2008 - Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA; Membro do Diretório de Pesquisa Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ/CNPq) Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) dos cursos: MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia da Construção e MBA Planejamento e Controle de Obras. Veja Mais Voltar

    LEONÍDIO FRANCISCO RIBEIRO FILHO

    D. SC. LEONÍDIO FRANCISCO RIBEIRO FILHO

    Doutor em Higiene Industrial - Universidade da Carolina do Norte - USA, Especialista em Administraçã... Doutor em Higiene Industrial - Universidade da Carolina do Norte - USA, Especialista em Administração de Empresas - FVG/SP, Engenheiro Industrial/Eletricista – FEI, Engenheiro de Segurança do Trabalho - USP. Engenheiro de Segurança do Trabalho, com longo currículo na área, tendo participado da equipe que em 1972 elaborou o projeto desses cursos para o então Ministério do Trabalho e da Previdência Social em atendimento a Portaria MTPAS nº 3237 de 27/07/72. Chefiou a Divisão de Segurança do Trabalho da FUNDACENTRO, do Ministério do Trabalho, foi o interlocutor da introdução do curso em várias universidades federais e privadas. Elaborou várias apostilas e em 1974 o primeiro livro de segurança do trabalho do Brasil “Técnicas de Segurança do Trabalho” com 579 páginas pela Editora Brasileira do Livro Cientifico com 20 re-impressões. Cursos nas Universidades, de Bologna, de Munique, Geórgia, bem como na Fundación Mapfre, Instituto Nacional de Higiene e Segurança da Espanha, Instituto Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho do Japão. Veja Mais Voltar

Conteúdos Relacionados

ACESSE NOSSO BLOG

PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - 630h

PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO  - 630h

Objetivos da especialização em engenharia de segurança do trabalho

• Atender à Resolução nº 359 de 31/07/91 do Conselho Federal de Engenharia, Agronomia (CONFEA), sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do engenheiro de segurança do trabalho.

• Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de riscos, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.

• Propor políticas, programas, normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, zelando por sua observância.

• Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir pareceres, laudos técnicos e indicar medidas de controle relacionadas a riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente-tipo.

• Caracterizar as atividades e operações insalubres, perigosas e penosas.

• Analisar riscos de acidentes no seu contexto mais amplo, inclusive em prol da segurança do consumidor, propondo medidas corretivas e preventivas.

• Projetar sistemas de proteção coletiva e individual.

• Orientar o treinamento específico de segurança, saúde, meio ambiente e assessorar a elaboração de programas de treinamento.

• Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções.

• Informar aos trabalhadores e à comunidade sobre as condições de segurança, saúde e meio ambiente

• Coordenar sistemas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente, com expressão na responsabilidade social.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Justificativa

O programa visa ao aprimoramento de conhecimentos de profissionais da área no que tange à legislação de Segurança e Medicina do Trabalho e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, conforme artigo n° 162, capítulo V – da Segurança e da Medicina do Trabalho, Lei nº 6514/77 (CLT), regulamentada pela NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Portaria MTb nº 33/83, item 4.4.1, alínea a.

Visa também dar atendimento à Lei nº 7.410, de 27/11/85, que dispõe sobre a especialização de engenheiros e arquitetos em engenharia de segurança do trabalho, regulamentada pelo Decreto nº 92.530 de 09/04/86, referente à permissão do exercício da engenharia de segurança do trabalho.

Observa-se também a necessidade de geração de oportunidades ao engenheiro e arquiteto e do desenvolvimento de uma compreensão adequada da relação capital-trabalho, proporcionando uma visão humanística e social no contexto da responsabilidade social empresarial. As disciplinas complementares pretendem atender a realidade e peculiaridades do Estado da Federação Brasileira, objetivando a melhoria contínua dos ambientes e condições de trabalho, em prol da qualidade de vida do trabalhador, do aumento da sua competitividade e otimização da empregabilidade.

Finalmente, verifica-se a necessidade de orientações aos profissionais quanto a uma atuação estratégica, integrando segurança, saúde no trabalho e proteção ambiental nos negócios da empresa, fundamentando está tríade como um valor.

Uma vez Especialista em Segurança do Trabalho o Engenheiro ou Arquiteto poderão exercer/elaborar legalmente as seguintes atividades:

. PPRA - Programa de Prevenção de Riscos no meio ambiente de trabalho;
. PCMAT - Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção;
. MAPA DE RISCO - Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores;
. LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;
. PROJETO DE INCÊNDIO - Dimensionamento do sistema de hidrantes, extintores, iluminação de emergência, alarme de incêndio e sinalização de emergência até projetos executivos do sistema de chuveiros automáticos Sprinklers;
. PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos;
. Elaboração de Treinamento das NR - Normas Regulamentadoras - de 01 a 35;
. Criação de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - de acordo com a NR 05.

Público alvo

Engenheiros e Arquitetos. 

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.