PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL - ONLINE

Pós-Graduação - Modalidade: Online
 /   /  Online
  • Matrículas abertas:
    • Turma Online
      Data: 04 à 06 de mar/22

OBJETIVOS

A promoção da saúde e segurança do trabalhador tem se tornado nos últimos anos, uma das principais preocupações das empresas. Um bom programa de segurança previne os acidentes de trabalho, gerando redução dos altos custos humanos e materiais, além de garantir melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

O curso de especialização, em nível de Pós-Graduação em Higiene e Segurança Ocupacional, tem o objetivo de formar profissionais especializados para atuarem em um contexto prevencionista e de proteção  ao trabalhador, em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e serviços.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conhecer os riscos ambientais existentes nos processos e atividades das diversas funções nos ambientes de trabalho face ao histórico de ocorrência de doenças e acidentes advindos do trabalho.

• Compreender a responsabilidade e atuação do Higienista Ocupacional no contexto da realidade atual do país, das empresas e da legislação trabalhista.

• Desenvolver habilidades e competências para atuação junto às diversas funções interdisciplinares, coordenando ações corretivas, projetos e investimentos na prevenção de riscos ambientais.

• Identificar, avaliar e monitorar os agentes físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho.

• Compreender a estratégia de monitoramento de agentes nos ambientes de trabalho.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

JUSTIFICATIVA

O conhecimento das relações entre o trabalho e o adoecer constitui parte da vida e cultura da humanidade. O uso de recursos para a prevenção de acidentes de trabalho já aparecia na Bíblia, em Deuteronômio XXII:8, onde se recomenda a montagem de parapeitos na construção de edificações para evitar quedas. No entanto, a prevenção de agressões contra a saúde e a integridade física, associadas ao trabalho, surgiu somente com a incorporação do paradigma da medicina social do século XIX, que reconhece as condições de trabalho como um dos aspectos importantes das condições de vida, relação magistralmente descrita no estudo de Engels sobre a realidade da Inglaterra nessa época.

No século XX, o conhecimento sobre essa temática floresceu, não apenas por força do desenvolvimento científico da medicina e da saúde pública, mas também das chamadas áreas tecnológicas como a engenharia da segurança e higiene do trabalho, a toxicologia e a ergonomia, incorporando definitivamente o modelo da saúde do trabalhador, em consonância a saúde pública e a saúde coletiva.

A Higiene Ocupacional, junto com Engenharia de Segurança do Trabalho e a Medicina do Trabalho integram-se visando o estabelecimento de métodos, organização do ambiente do trabalho e elaboração de programas, em conformidade com os parâmetros legais, para que possam estabelecer ações preventivas e monitoramento dos ambientes de trabalho. Assim, a Higiene Ocupacional promove a identificação, avaliação e controle dos riscos ambientais, relativos aos agentes físicos, químicos e biológicos que podem causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição. 

A Higiene e a segurança ocupacional oferecem formação técnica para avaliação de um posto de trabalho, buscando identificar possíveis riscos que possam levar o trabalhador a adoecer, em razão das condições de trabalho, específicas de suas atividades de ofício. 

Este curso oferece subsídio teórico e prático para atuação em programas de melhoria do ambiente de trabalho, através do conhecimento dos riscos existentes, que envolvem equipes multidisciplinares e Inter setoriais, assim como profissionais de saúde ocupacional, gerentes e trabalhadores.

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado aos profissionais com formação completa em nível superior e com interesse voltado às áreas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, tais como:

- Engenheiros de Segurança do Trabalho
- Enfermeiros do Trabalho
- Médicos do Trabalho
- Tecnólogos de Segurança do Trabalho
- Advogados Trabalhistas
- Arquitetos
- Peritos Trabalhistas e da Previdência Social
- Outros profissionais com curso superior reconhecido pelo MEC e com interesse na área.


Clique e solicite o conteúdo detalhado deste curso

Receba o programa do curso
Para receber informações sobre os valores, data de início, local de realização, favor preencher o formulário abaixo:

  • Matrículas abertas:
    • Turma Online
      Data: 04 à 06 de mar/22
Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 400 horas
  • Duração 20 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)

Depoimentos

Seja um Especialista em Higiene Ocupacional Não perca tempo! Torne-se um Profissional de sucesso