Engenharia de Gás e Combustíveis: Desafios e Inovações Tecnológicas no Setor
Postado em: 17/04/2025
Promover o aprendizado multidisciplinar, conceitual e técnico, necessário para o desempenho das atividades de Perícia Judicial Ambiental e Assistência Técnica. Dotar os alunos de conhecimentos metodológicos e pedagógicos para a docência no terceiro grau em Unidades de Ensino Superior (Faculdades). Possibilitar a orientação e avaliação trabalhos universitários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propiciar uma formação que habilite o profissional a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Dando suporte ao profissional para atuar nas áreas de Perícia Ambiental.
A economia brasileira, já possui instalado um considerável parque industrial, que nos últimos anos tem se deteriorado em diversos momentos de crise econômica; e em breve terá novas instalações de alta periculosidade e insalubridade para os trabalhadores, a sociedade e o meio ambiente. Todas as novas atividades aliadas ao fato de um parque industrial antigo e ultrapassado leva a necessidade de se capacitar muitos profissionais na área ambiental. A Perícia Ambiental Judicial é o procedimento técnico, mais adequado e coerente, para auxiliar o juiz, com conhecimento especializado que ele não dispõe, de modo a lhe proporcionar condições objetivas para que adote a melhor decisão possível, formando seu convencimento a partir do esclarecimento técnico de questões controvertidas. A regulamentação dos procedimentos periciais encontra-se estabelecida no Código de Processo Civil (CPC). O curso forma profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistente Técnicos, na área ambiental, por meio do conhecimento e da análise dos procedimentos judiciais, administrativos, com aplicação das práticas e dos aspectos legais.
Profissionais de órgãos públicos e privados atuantes na área ambiental; Consultores Ambientais; Químicos; Biólogos; Geólogos; Geógrafos; Agrônomos; Arquitetos; Engenheiros, Médicos Veterinário; Advogados; Ecologistas, além dos profissionais que queriam aprimorar seus conhecimentos na área ambiental.