O Papel da Engenharia na Construção de Infraestruturas Inteligentes e Sustentáveis
Postado em: 06/05/2025
O principal objetivo do Curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses Aplicadas à Investigação Criminal é oferecer um aprendizado técnico, atualizado e abrangente, nas diversas áreas da Criminalística Moderna, aos profissionais de nível superior das diversas carreiras, ligadas à área forense, e que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos voltados para a Investigação Criminal e estudos técnico-científicos aplicados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
As disciplinas foram cuidadosamente escolhidas e elaboradas de forma a contemplar praticamente todas as áreas de conhecimento em que a tecnologia e a aplicação técnico-científica possam ser utilizadas na Investigação Forense, proporcionando uma base sólida para as decisões judiciais e outras esferas de atuação. Os objetivos específicos visam proporcionar ao aluno uma visão técnica, com conteúdo prático, das diversas áreas de atuação da criminalística.
As Ciências Forenses, no Brasil, tiveram uma grande evolução, não somente tecnológica, mas também pelo apelo social que a Investigação Criminal se revestiu com a mídia. A busca incessante de acertadas decisões, na esfera judicial, baseada na prova técnica, se revela uma relevante questão a ser aprofundada.
O tecnicismo das Ciências está intrinsecamente vinculado ao Direito, já consolidada com o Estudo da Criminalística.
Considerando a abrangente área de estudo das Ciências Forenses como estudo multidisciplinar e ainda a exiguidade de cursos voltados para aos estudos técnico-científicos criminais, a criação do Curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses preenche a lacuna deixada para a formação de profissionais dedicados a essa área.
Profissionais, com curso superior, Biólogos, Químicos, Médicos e Advogados, interessados em aprofundar os conhecimentos na área Pericial Criminal ou Investigação Criminal.