ESPECIALISTA CINTIA PINHEIRO ATTIS
-
Quero fazer minha matrícula agora
-
Turma São Paulo 1
Início: 08 à 10 de nov/24
JUSTIFICATIVA
O MBA em Gestão de Facilities no Ambiente Hospitalar foi concebido para suprir a demanda existente em aproximadamente 6.500 hospitais brasileiros, que atendendo a profissionais que atuam ou queiram atuar como gestores e responsáveis pela área de engenharia e manutenção hospitalar, de forma segura e precisa, com conhecimentos técnicos e administrativos necessários, nessa área de imensa responsabilidade onde há riscos iminentes de falhas das instalações prediais e de equipamentos, e que podem colocar em risco a vida dos pacientes, além de prejudicar os trabalhos dos médicos, enfermeiros e colaboradores.
A especialização dos profissionais para atuarem na área de Engenharia e Manutenção Hospitalar através do curso proposto, proporcionará inestimável contribuição às Instituições Hospitalares também nos resultados administrativos e Financeiros.
Tendo em vista as tendências futuras dos espaços de saúde no Brasil, com a diminuição e o envelhecimento da população até o final desse século, do perfil epidemiológico em constante mutação, além de outros fatores econômico e sociais, o curso proporcionará relevante contribuição aos profissionais de engenharia e manutenção hospitalar do país como um todo.
O formato do curso proposto tem a duração de 12 meses, com 12 disciplinas de 30 horas de aulas cada, sendo 20 horas presenciais e 10 horas na plataforma AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Deseja receber mais informações sobre este curso?
OBJETIVOS
Capacitar os profissionais de facilities: engenheiros, arquitetos e gestores administrativos, com apresentações de aulas teóricas e práticas e com abordagens das diversas Normas Técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela ABNT, de forma a oferecer a máxima segurança aos pacientes, médicos e colaboradores.
Gerenciar a infraestrutura hospitalar não é uma tarefa simples. É extremamente complexa pois são inúmeras atividades diárias para manter a qualidade no atendimento e a segurança dos pacientes. Além disso, a imagem da Instituição está associada à avaliação dos usuários, a partir dos recursos que são oferecidos para garantir as condições necessárias ao seu atendimento.
A evolução tecnológica na área da saúde ocorre numa velocidade surpreendente, portanto, a presença desses profissionais de facilities capacitados tornou-se uma obrigatoriedade nas Instituições de Saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O Curso de Pós-Graduação - MBA em Gestão de Facilities no Ambiente Hospitalar, tem como objetivos específicos, possibilitar que os profissionais responsáveis pela área de Facilities em Instituições de Saúde, estejam capacitados para atuarem com pleno domínio, segurança e conhecimento das seguintes atividades principais e relevantes:
1 - Engenharia e Manutenção da Infraestrutura Predial Hospitalar: Conceitos e premissas para elaboração de projetos de arquitetura e das Instalações de infraestrutura predial hospitalar conformas as normas vigentes da ABNT e do Ministério da Saúde; atuação do gestor de arquitetura, engenharia e manutenção hospitalar; mercado de trabalho; tendências da saúde no Brasil - desospitalização e hospital-dia; Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva; normas técnicas do Ministério da Saúde - RDC 50, ABNT e outros; manutenção no controle de infecção hospitalar; fundamentos de arquitetura hospitalar; projetos, obras, reformas e ampliações hospitalares; áreas críticas hospitalares - CC, UTI, Emergência, Esterilização, etc...; instalações elétricas; hidro sanitárias, e gases medicinais; ar condicionado central - salas limpas - contagens de partículas e avaliação da qualidade do ar; Vigilância Sanitária - aprovação de projetos e fiscalizações/autuações; dimensionamento de equipe de manutenção e controles de produtividade; controles de custo e de despesas de manutenção predial; controles de consumo de utilidades (energia elétrica, água, gases medicinais) através de indicadores; gestão de contratos terceirizados de manutenção e de obras; cálculo de custos de manutenção dos diversos ambientes e procedimentos hospitalares; noções de plano diretor hospitalar; estudo de viabilidade econômico e financeiro de investimentos de reformas e ampliações.
2 - Engenharia Clínica e Inovações Tecnológicas: Gestão de equipamentos médico hospitalares, principais regulamentos vigentes envolvendo a gestão de tecnologias, fases do ciclo de vida dos equipamentos médicos - da incorporação à obsolescência, dimensionamento da equipe e ferramentas de trabalho, gestão de indicadores estratégicos, gestão de contratos.
3 - Arquitetura e Engenharia nas Áreas Críticas Hospitalares e Controle de Infecção: Explorar a interseção entre arquitetura e engenharia nas áreas críticas hospitalares e controle de infecções, destacando a importância da colaboração entre profissionais multidisciplinares. A análise centrará nos primeiros estágios do desenvolvimento da planta física e das instalações, buscando otimizar o fluxo e garantir a segurança do paciente como prioridade global. O objetivo final é promover a expansão e integração dos conhecimentos entre os diversos especialistas, visando aprimorar os projetos arquitetônicos hospitalares e, por conseguinte, criar ambientes de trabalho que impactem positivamente as equipes assistenciais e a segurança do paciente.
4 - Sustentabilidade Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde: Princípios básicos da sustentabilidade ambiental e os impactos do setor saúde no meio ambiente, gestão de resíduos, riscos relacionados aos resíduos sólidos em geral e aos resíduos de se serviços de saúde (RSS) e prevenção aos colaboradores e pacientes, legislação básica que preconiza gerenciamento de RSS, tecnologias de coleta, tratamento , reciclagem e disposição final dos serviços de saúde, tratamento dos RSS infectantes, aterros sanitários, Plano de Gerenciamento de RSS ( PGRSS), Manifesto de Transporte de Resíduos do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos ( MTR-SINIR).
5 - Gestão de Serviços de Apoio: SND, Segurança Patrimonial, Higiene, Lavanderia e Rouparia, Farmácia e Almoxarifado, Recepção, Hospitalidade, Gestão de Pessoas, Elaboração de processos e fluxos e Certificações de qualidade com foco em Facilities.
6 - Objetivo deste módulo: estudar conceitos dos principais serviços de apoio, inclusive destacando as características de terceirizações.
7 - Proporcionar ao aluno o entendimento de como funcionam estes serviços e quais os principais indicadores a serem mensurados para apoiar a gestão, aumentar a eficiência: identificando, diagnosticando e propondo soluções para os diversos problemas.
8 - A cada tema proporcionar associações da teoria com exemplos práticos do dia a dia, estimulando aos alunos a buscarem propostas diferenciadas e criativas.
9 - Trazer conceitos de elaboração de processos e fluxos de atendimento de modo que a padronização do atendimento garanta uniformidade e continuidade do cuidado.
10 - Exemplificar ao aluno os principais aspectos dentro da área dos serviços se apoio a serem avaliados em uma certificação de qualidade.
11 - Analisar o desempenho de empresas terceiras que atuam no hospital, alinhando seus processos com a necessidade de cada serviço.
12 - Gestão de Projetos, Obras e Manutenção Hospitalar: visão integrada do projeto a gestão do ativo (Ciclo de vida o ativo); Desenvolvimento de plano diretor de obras; Gerenciamento do projeto: arquitetura, instalações e regulatório, concorrências e contratações; gerenciamento das execuções; planejamento e controle de manutenção; indicadores de performance; gestão de ativos e certificações de qualidade; manutenção como chave da perenidade das EAS; Gestão financeira e de tecnologia; entro de Qualidade, Conhecimento e Integridade.
13 - Instalações Elétricas Hospitalares: Estudos de Cargas Elétricas Hospitalares e segurança operacional; Estudos Luminotécnico; Demanda e Entrada de Energia, Cargas essenciais e Planos de Contingências; Eficiência Energética em Instalações Elétricas; Fontes de Energias Naturais Renováveis para ambientes hospitalares; Instalações Elétricas Prediais hospitalares; Linhas Elétricas aéreas e subterrâneas; Mitigação de Qualidade de Energia em ambientes hospitalares; Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas; Aterramento em Instalações hospitalares; Proteção Contra Choques Elétricos e IT médico; Instalações de Comunicação e de Cabeamento Estruturado; Antena de TV Coletiva e TV por assinatura; Comunicação dos elevadores e portarias via Interfone; Documentações Elétricas Normativas; Segurança e desenvolvimento operacional dos projetos – As Built; Manutenção Corretiva em sistemas elétricos hospitalares; Manutenção Preventiva em sistemas elétricos hospitalares; Manutenção Preditiva em sistemas elétricos hospitalares; BMS e software de gestão operacional; Modelos de gestão Contratos, Terceirização, SLA’s, KPI’s, estudos econômicos e plano diretor; Tendências Tecnológicas do Mercado Hospitalar e certificações.
14 - Climatização Hospitalar: normas e legislação; conceitos de climatização e qualidade do ar; equipamentos, filtros e sistemas de climatização; cuidados na implantação do sistema de climatização em relação a prevenção do sistema de combate a incêndio; parâmetros a serem controlados; impacto do sistema de climatização no hospital no consumo energético; gestão de concorrência na aquisição de bens e serviços; implantação e obras – plano de validação, TAB e certificação de ambientes; gestão na operação e manutenção em sistemas de climatização; análise de risco e tomada de decisão; acreditação.
15 - Tecnologia da Informação e Soluções Digitais nos Espaços de Saúde: papel da tecnologia na área da Saúde, fundamentos da informática aplicados à Saúde, sistemas de informação utilizados em ambientes médicos, prontuários eletrônicos e sistemas de apoio à decisão, inovações disruptivas, Inteligência Artificial, Big Data e IOT, Segurança e Gerenciamento de projetos de TI específicos, ferramentas e tendências tecnológicas que moldam o cenário da assistência médica moderna.
16 - Instalações Hidrossanitárias e Fluidos Mecânicos em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde: Hidráulica, armazenamento e distribuição de água fria, parâmetros de avaliação da qualidade da água, controle bacteriológico, sistemas de água quente, formas de aquecimento, tipos de aquecedores e principais fontes energéticas para produção de água quente, Sistema de Esgotamento Sanitário Convencional e a Vácuo, Águas Pluviais e Reuso de Águas, Novas tecnologias e sistemas de tratamento, Gases Medicinais, Projetos e Instalações de redes de gases medicinais e produção de vácuo, bombas, compressores e tanques.
17 - A Vigilância Sanitária e Planejamento Estratégico: breve história da vigilância sanitária e sua importância; a importância da análise de projetos na minimização de riscos sanitários; a importância dos fluxos nas análises projeto; a importância dos ambientes de apoio nas análises de projeto; requerimento de Análise de Projeto Arquitetônico, RRT, ART e DAE; o que deve conter no projeto arquitetônico básico para análise de projeto; acessibilidade universal para a aprovação de projeto arquitetônico na vigilância sanitária; como elaborar um memorial descritivo e explicativo; ROI - Roteiro Objetivo de Inspeção.
18 - Engenharia de Segurança contra Incêndios em Edificações Hospitalares: Engenharia de proteção contra incêndio, legislações pós lei kiss, Lei 13.425/2017-lei kiss, conceitos básicos, NBR e manual relacionados à segurança contra incêndio em EAS, exigência de medidas de segurança contra incêndio para EAS, auto de vistoria do corpo de bombeiros em dia x ambiente seguro, proteção contra incêndio e ITM, legislação aplicada (ITM), execução em não conformidade, Inspeção, teste e manutenção(ITM): objetivo, compreensão geral, apresentação da proteção passiva contra incêndio, controle de material de acabamento e revestimento( IT 10), segurança estrutural contra incêndio(IT 08), compartimentação horizontal e vertical, isolamento de Risco(It 07) ,sistema de proteção contra incêndio por extintores(IT 21), sistema de proteção contra por hidrante e mangotinho (IT 22), sistema de chuveiros automáticos( IT23/24/NBR 10897) Tempo de acionamento do sistema de pressurização, escadas pressurizadas - componentes do sistema, Requisitos gerais – insuflamento de ar – edificações existentes, falhas e negligencias mais comuns, cuidados com a sala de pressurização, relatório de comissionamento-anexo g – IT 13.Legislação – SD I, SDAI – planejamento do sistema – requisitos, SDAI – projeto executivo (cap. 5 nbr), SDAI – tipologias de detecção, SDAI – requisitos de instalação – detectores, SDAI – Detectores – Tipologia, SDAI – Detectores linear fumaça – instalação, Projeto-Requisitos Básicos, Programação, SDAI – Comissionamento e entrega do sistema, NBR 17240 e IT 19 , SDAI – comissionamento do sistema – procedimentos, SDAI – Comissionamento do sistema – central e subcentral, SDAI – comissionamento – it 19-cbmsp – sdai end./conv. SDAI – entrega e aceitação do sistema, Abandono da edificação, área de refúgio, tipos de escadas, elevador de emergência, organograma da brigada de incêndio, estudos de casos e avaliação.
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado aos profissionais Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
► Carga horária de 360h com duração de 12 meses;
► O formato de aulas será de 01 (um) encontro por mês, com 30h/a - aulas, sendo na Sexta-feira das 18:00h às 23:00h, Sábado das 08:00h às 19:00h e Domingo das 08:00h às 13:00h, além de 10h em ambiente virtual para que o Aluno desenvolva um projeto ou seja aplicada uma prova de forma que este obtenha sua nota em cada uma das disciplinas do curso.
-
Quero fazer minha matrícula agora
-
Turma São Paulo 1
Início: 08 à 10 de nov/24
- Carga Horária 360 horas
- Duração 12 meses
- Dias e Horários
(Aulas Um final de semana por mês)