Engenharia de Gás e Combustíveis: Desafios e Inovações Tecnológicas no Setor
Postado em: 17/04/2025
O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre o Planejamento e Controle de Obras, visando proporcionar aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre Planejamento e Controle de Obras, através de uma metodologia de aplicação prática, para ser utilizada no gerenciamento de obras apresentando os mais modernos conceitos e técnicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Indicar ferramentas para melhor elaboração do Planejamento e Controle de Obras.
Apresentar e orientar a utilização de Softwares de Planejamento e Controle das Obras.
Elaborar e controle de técnicas para o gerenciamento do escopo da obra, de forma a atender as expectativas das partes interessadas.
Elaborar, acompanhar e controlar Orçamentos da Obra.
Elaborar, acompanhar e controlar cronogramas para os diversos tipos de obra e técnicas de construção.
Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos riscos da obra.
Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos impostos, tributos e encargos sociais, seguros.
Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos direitos civil, comercial e trabalhista.
Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle das aquisições necessárias ao planejamento e execução da Obra.
Elaborar, acompanhar e controlar indicadores de qualidade para a execução da obra.
Promover técnicas para o desenvolvimento das partes interessadas e seu comprometimento com os objetivos do projeto.
Promover técnicas para o desenvolvimento da organização física dos diversos tipos de obra.
Analisar o impacto do projeto, sua metodologia de gerenciamento e controle, relacionados aos diversos tipos de obra.
Promover a criação de metodologias de planejamento e controle de obras.
Promover o planejamento, criação, controle e métodos de distribuição dos diversos documentos relacionados ao planejamento e controle de obras.
Traçar metodologias de Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia;
Promover a Racionalização da Produção da Obra através do princípio do Lean Construction
Colaborar na formação geral de Gestor em Planejamento e Controle de Obras, assim como em toda a equipe do projeto.
A construção civil, durante séculos, possuiu características artesanais tanto na elaboração de projetos quanto na produção dos materiais e na execução das obras.
A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, diminuindo o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez mais elaborada, exigindo, para sua melhor consecução, um planejamento e fiscalização minuciosos.
A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios necessitam atender à melhor relação de custos, benefícios e tempo, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de orçamentos mais precisos e previsão mais concreta de riscos.
Também o consumidor final da edificação se tornou mais consciente de seus direitos, provocando um maior cuidado com os padrões de qualidade da obra evitando assim transtornos judiciais; as questões ambientais estão nas agendas de quaisquer empresas, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade; boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas.
Todas estas modificações de parâmetros demandam profissionais especializados nos problemas de planejamento, gestão e controle, peculiares a este segmento econômico, vinculados a aspectos de política econômica, negociação, logística, técnicas construtivas e sistemas automatizados, que possibilitem seu controle em tempo real.
Graduados e Tecnólogos na área da Construção Civil, Arquitetos e Engenheiros e Executivos que desejam aumentar sua capacitação na área de Gestão de Obras e da Construção Civil, que ocupem ou desejem ocupar cargos de alta gerencial.