17 dicas de séries incríveis para engenheiros e arquitetos



17 dicas de séries incríveis para engenheiros e arquitetos

As Casas mais Extraordinárias do Mundo, da Netflix. (Foto: Reprodução/Netflix)



Você sabia que há mais de 30 cursos diferentes na área da engenharia? Segundo o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), entre as graduações mais tradicionais do ramo estão engenharia civil, mecânica, elétrica, agrícola e engenharia de computação.


Para trabalhar com engenharia, independentemente do tipo, é preciso ter (ou desenvolver) certas características, que se alinham às exigências do serviço. Capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos, analisar problemas e elaborar soluções criativas, aprender sozinho e trabalhar em equipe são algumas das habilidades.


Se você é estudante e pretende seguir carreira na engenharia, que tal se inspirar e aprender com diversas séries interessantes sobre o tema? Veja abaixo sete séries para maratonar:



1. Extreme Engineering


(Foto: Imdb/Reprodução)


A série é exibida pelo Discovery Channel. O programa, apresentado pelo arquiteto Danny Forster, retrata a evolução do homem através da inovação na construção e engenharia civil. Ele viaja o mundo para conhecer projetos complexos, além de entrevistar engenheiros para informar sobre novas perspectivas de técnicas arquitetônicas.



2. Abstract – The Art of Design


(Foto: Grupo Corgraf/Reprodução)



Esta série documental apresenta os designers mais inovadores em diferentes áreas e mostra como seus trabalhos influenciam todos os aspectos da nossa vida cotidiana. Um dos oito episódios da 1ª temporada é com o designer de tênis Tinker Hatfield, cujo passado na arquitetura e nos esportes inspirou seus designs para a Nike, incluindo a famosa linha Air Jordan. Disponível na Netflix.



3. As Casas mais Extraordinárias do Mundo


(Foto: Casa Cor Abri/Reprodução)



Com 3 temporadas na Netflix, a série traz o premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz apaixonada por arquitetura, Caroline Quentin, numa volta ao mundo em busca de casas nada convencionais em lugares inusitados. Eles apresentam luxuosas casas em árvores e até mesmo propriedades subterrâneas, habitações que vão além da imaginação.



4. Engineering Empire


(Foto: Amazon/Reproução)



Produzida pelo History Channel, a série explora o perfil arquitetônico das grandes sociedades antigas que passaram pelo planeta. Ao longo dos capítulos, você verá a Grécia Antiga, Egito, China, Império Russo, Persa, civilizações maia e asteca, e até o reino de Napoleão Bonaparte. O primeiro documentário da série, sobre o Império Romano, conquistou um Prêmio Emmy em 2006.



5. The Code


(Foto: Esquina da Cultura/Reprodução)



O matemático Marcus du Sautoy desvenda os mistérios do código matemático que estaria por trás da vida na Terra e de todos os eventos do universo – da Catedral de Chartres (França) ao ciclo de vida das cigarras. A série foi lançada em 2011, pela BBC. Uma boa sugestão para engenheiros e pessoas que curtem números e fórmulas matemáticas. 



6. Grand Designs


(Foto: ArchDaily/Reprodução)



Nesta série britânica o apresentador Kevin McCloud mostra pessoas que constroem suas próprias casas, acompanhando cada passo desses ambiciosos projetos a partir do zero (sem deixar de falar dos erros e perrengues). O programa está no ar desde 1999, produzido pelo Channel 4.



7. Maravilhas Modernas


(Foto: O Universo da TV/Reprodução)



Com produção do History Channel, os episódios explicam como funcionam e como foram desenvolvidas as invenções, técnicas e tecnologias, os avanços mecânicos e industriais que surgiram com o mundo moderno e estão presentes em nosso dia a dia.



8. Magos da Decoração


(Foto: Netflix/Reprodução)



Para tentar abocanhar um contrato importante com um dos principais hotéis de Londres, aspirantes a designer transformam espaços sem graça em ambientes incríveis. Disponível na Netflix.



9. Minimalismo Já


(Foto: Veja SP/Reprodução)



Eles fizeram do minimalismo um movimento. Os amigos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus mostram como nossas vidas podem ser melhores com menos. Disponível na Netflix.



10. Da Decoração ao Makeover


(Foto: Casa Vogue/Reprodução)


Da decoração ao makeover mostra a vida e o trabalho de Shea e Syd McGee, que renova desde pequenos cômodos ou ambientes até casas completas. Inclusive a casa dos sonhos do casal, que eles fazem do zero para viver com as duas filhas pequenas.


Além do estúdio de design de interiores, o casal tem uma loja de móveis e decoração que parece ser uma sensação lá nos Estados Unidos. Eles não estão para brincadeira: tudo é de muito bom gosto, e tanto as peças da loja quanto os projetos de decoração fazem muito sucesso. Disponível na Netflix.



11. Estilo à Beira da Estrada


(Foto: Netflix/Reprodução)



Duas amigas e sócias partem em uma missão no meio da pandemia: transformar um motel decadente de beira de estrada em um refúgio perfeito. Disponível na Netflix.



12. Reforme na baixa, fature na alta


(Foto: Netflix/Reprodução)



A designer Genevieve Gorder e o especialista em mercado imobiliário Peter Lorimer mostram como transformar imóveis para aluguel de temporada em uma grande fonte de renda.  Disponível na Netflix.



13. Movimento Tiny House


(Foto: Netflix/Reprodução)



O apresentador John Weisbarth e o especialista Zack Giffin rodam os EUA ajudando famílias na troca da casa grande por um espaço bem menor — e totalmente personalizado. Disponível na Netflix.



14. Incríveis por Dentro


(Foto: Netflix/Reprodução)



Conheça pessoas excêntricas cujas casas são uma caixinha de surpresas. Tudo está valendo, desde montanha-russa no quintal a um aquário de proporções gigantescas. Disponível na Netflix.



15. Mansão de Praia


(Foto: Netflix/Reprodução)



Um grupo de jovens e ambiciosos corretores imobiliários tenta vender casas de luxo nos Hamptons. A competição é implacável e cheia de drama. Disponível na Netflix.



16. Imóveis de Luxo em Família


(Foto: Netflix/Reprodução)



Este reality show acompanha o negócio da família Kretz, que ajuda os clientes a comprar e vender imóveis fabulosos na França e no exterior. Disponível na Netflix.



17. Secrets of Great British Castles


(Foto: Netflix/Reprodução)



Viaje no tempo com o historiador Dan Jones e explore o apogeu das mais famosas construções britânicas e o dia a dia de seus ilustres moradores. Disponível na Netflix.



Fontes:

- Catraca Livre

- Netflix

- A mãe prematura



Pós-Graduação