Você sabia que existem mais de 20 tipos de engenharia cadastrados no MEC (Ministério da Educação)? No entanto, entre todas essas opções de graduação e pós-graduação, existem aquelas que estão em alta e se sobressaem no mercado de trabalho.
Quando pensamos nos conteúdos aprendidos na graduação e na especialização em engenharia, a primeira coisa que vem à nossa mente são as aulas de física e matemática predominantes dentro curso. Porém, existem especificidades que as diferem e tornam-se únicas entre os segmentos.
Conheça quais os tipos de engenharia que estão em alta nos últimos anos.
3 tipos de engenharia que estão em alta — Conheça as características
É um fato que todos os tipos de engenharia são essenciais, principalmente no Brasil, que é considerado um país emergente, sendo indispensável a ampliação de infraestrutura e melhorias na qualidade dos serviços oferecidos, seja em âmbitos sociais ou econômicos.
Em razão disso, fica claro a importância da formação de novos profissionais para essas áreas ou maior capacitação para aqueles que já estão inseridos no mercado.
Para te ajudar, listamos os três principais nichos da engenharia e que estão em evidência nos últimos anos, assim iremos facilitar a sua escolha e o entendimento sobre qual o melhor caminho a ser seguido. Veja a seguir:
Engenharia Civil
Neste curso, os estudantes são capacitados para elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.
Além disso, irão atuar na análise de condições do solo e estruturas, para garantir a segurança e liderar a equipe de obra.
Entre os conteúdos estudados no curso de engenharia de civil estão:
matemática;
física;
informática;
química;
economia;
mecânica dos sólidos;
eletricidade aplicada;
entre outros.
Neste tipo de engenharia pode ser feito diversos cursos de especialização para ter uma abordagem mais aprofundada em temas específicos.
A graduação tem duração em média de cinco anos e possui 160 horas de estágio obrigatório, dependendo da instituição de ensino.
Engenharia Ambiental
A engenharia ambiental é ramo que tem como objetivo formar estudantes para analisar, planejar e monitorar os problemas ambientais urbanos e rurais.
Este tipo de graduação possibilita que um profissional seja capaz de avaliar as alterações ambientais causadas pelo homem. Além disso, durante o curso trabalham com sistemas e técnicas para combater a poluição e danos no meio ambiente.
O curso possui duração mínima de cinco anos e dentro da sua grade curricular os professores abordam diversos temas, como:
matemática;
ciência do ambiente;
informática;
física;
mecânica dos sólidos;
química;
segurança do trabalho;
poluição ambiental;
avaliação de impactos ambientais;
entre outros.
Engenharia hídrica
Na engenharia hídrica, os alunos serão capacitados para atuar com a distribuição, preservação e gerenciamento de recursos hídricos.
Neste curso, os estudantes terão a oportunidade de aprender a avaliar a distribuição e a dinâmica dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de sua quantidade e qualidade, e de projetar e executar obras estruturais hidráulicas
A graduação em engenharia hídrica possui duração mínima de cinco anos e aborda os seguintes temas:
mecânica aplicada;
geologia;
hidráulica;
segurança do trabalho;
fenômenos de transportes;
eletricidade aplicada;
entre outros.
Leia o artigo: pós-graduação: vale a pena investir em uma especialização? E saiba quais são as vantagens de ingressar neste tipo de ensino.