Conheça As 3 Tendências De Arquitetura Para Próximo Ano



Conheça As 3 Tendências De Arquitetura Para O Próximo Ano

Você sabe quais são as tendências de arquitetura para o próximo ano? Se a resposta for não, é imprescindível que você as conheça para entender como o mercado vai evoluir e no que você precisará se especializar. 

Com a evolução da tecnologia e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que você esteja por dentro de todas as novidades para não correr o risco de ser ultrapassado pelos seus concorrentes. 

Continue lendo este artigo e descubra!

3 Tendências de arquitetura que os profissionais dessa área precisam conhecer

Você não quer ser considerado um profissional desatualizado, não é mesmo? Para que isso não aconteça, é essencial estar atento a todas as tendências de arquitetura para o próximo ano e implementar nos seus projetos. 

Essas novidades serão lançadas com o objetivo de revolucionar o mercado, trazendo muitas inovações tecnológicas e soluções que contribuem para o retorno aos escritórios pós-pandemia do Covid-19, onde muitas empresas optaram pela volta ao trabalho presencial a partir do ano que vem.

Sendo assim, conheça todas as tendências de arquitetura e as suas características:

1. Espaço multifuncional em residências

Quem já não precisou adaptar um espaço dentro de casa para caber os móveis ou fazer um novo cômodo para suprir alguma necessidade? Esse é um hábito muito comum, mas com os projetos de arquitetura ideais, isso será resolvido com excelência. 

Principalmente, após a pandemia do coronavírus, época em que muitas pessoas tiveram que criar um escritório dentro de casa, sem ao menos ter planejado. No ano que vem, esse tipo de projeto será muito utilizado por arquitetos, a fim de contribuir para o conforto e bem-estar de seus clientes. 

Além disso, a implementação de cômodos integrados, móveis acoplados e ambientes funcionais, também vem sendo muito requisitado, sendo uma aposta dos arquitetos para 2022.

2. Consumo consciente e sustentabilidade

Outra tendência que tem impacto direto na mudança do comportamento da sociedade é o consumo consciente e a sustentabilidade. 

Cada vez mais vemos obras mais racionais, onde o luxo não está mais ligado a itens de alto valor, mas sim aos pequenos detalhes, como o uso do drywall — placas de gesso que emite  bem menos resíduo — fazendo toda a diferença no final do projeto. 

Veja a seguir alguns hábitos de consumo consciente que influenciam diretamente na sustentabilidade:

  • reuso de água;

  • energia solar;

  • canteiro de obras limpo;

  • materiais ecologicamente sustentáveis;

  • baixo desperdício de insumos;

  • preocupação com a origem dos materiais.

O aumento da preocupação da sociedade com os impactos no meio ambiente, faz com que os arquitetos priorizem essas exigências para o ano que vem, trazendo espaços mais funcionais e que não agridem a natureza.

3. Automação e sistemas inteligentes

A tecnologia vem com tudo junto com as tendências de arquitetura em 2022. Por mais que já venha sendo muito utilizada, o ano que vem ela terá muito destaque, não só em residências, mas também em escritórios. 

O uso de sistemas inteligentes será muito explorado, tanto em casas e apartamentos, como em ambientes corporativos. Além disso, as possibilidades de automação, com controle centralizado, maior conectividade e soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT) estão em expansão e farão mais parte da nossa rotina.

Percebeu como as tendências de arquitetura para o próximo ano, será fundamental para o aumento de oportunidades de emprego e crescimento de carreira? Veja também os tipos de especialização em arquitetura você poderá investir!