Tipos de Arquitetura — Qual Especialização Escolher?



conheça os tipos de arquitetura
Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir off-line!



Você sabia que existem diversos tipos de arquitetura na modalidade de especialização? Essa área possibilita a atuação em diferentes segmentos, garantindo uma melhor qualificação daquele profissional para o crescimento no mercado de trabalho, dentro do ramo que deseja atuar. 


Para que você não tenha dúvidas no momento de escolher o caminho que deseja seguir e tomar a decisão certa, listamos os principais cursos de pós-graduação na área da arquitetura para quem deseja se especializar. Confira!


Tipos de arquitetura — Conheça os principais cursos de pós-graduação relacionados a essa área


Você se formou em Arquitetura e Urbanismo, uma graduação convencional que não trouxe o conhecimento aprofundado em alguns assuntos do seu interesse nessa área, certo?


A pós-graduação é uma modalidade de ensino criada especialmente para aqueles estudantes que sentiram falta de conteúdos mais específicos sobre determinada matéria e que poderiam ser a sua carreira profissional no futuro. 


Então, para te ajudar, segue abaixo alguns cursos de pós-graduação para quem deseja se especializar em um dos tipos de arquitetura oferecidos no mercado. 

Arquitetura e iluminação de interiores


O objetivo desse curso é capacitar profissionais para o desenvolvimento de projetos de design de interiores e iluminação, de maneira criativa e atual, unindo os conhecimentos técnicas com a aplicação na prática. 


Essa especialização visa ampliar a área de atuação para profissionais que já estão no mercado de trabalho ou iniciando a carreira. Possui duração de 20 meses, contabilizando a carga horária de 400 horas. 


Entre as disciplinas estudadas estão:


  • ambiente corporativo;

  • iluminação da paisagem;

  • paisagismo e paisagem;

  • ferramentas BIM em projetos;

  • tecnologias em iluminação artificial. 


Arquitetura de hospitais, clínicas e laboratórios


Você cursou Arquitetura e Urbanismo, mas gosta de assuntos que envolvam a área da saúde? Essa pós-graduação é ideal para você!


Esse curso visa capacitar o aluno, com base em sistemas e processos estratégicos e holísticos, a identificar a importância dos ambientes que demandam mais atenção em hospitais, clínicas e laboratórios.


Entre as principais funções do profissional que atuará nesta área está a estruturação, desenvolvimento de projetos e seu acompanhamento ao longo do tempo, além da manutenção preventiva e preditiva.


O curso de arquitetura de hospitais, clínicas e laboratórios possui carga horária de 400 horas, sendo 20 meses de duração. 


Entre as disciplinas abordadas estão:


  • paisagem em ambientes de saúde;

  • planejamento de áreas críticas nos hospitais;

  • serviços de emergências, urgências e pré-hospitalares;

  • arquitetura e engenharia no controle de infecção hospitalar;

  • estabelecimentos de atenção básica de saúde, ambulatórios e clínicas.


Agora que já conhece os tipos de arquitetura que pode seguir profissionalmente, leia o artigo: descubra qual a diferença entre pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu e saiba quais são as vantagens de ingressar neste tipo de ensino.