A Engenharia de Trânsito, também conhecida como Engenharia de Tráfego, é responsável por manter a fluidez, segurança e acessibilidade da mobilidade urbana. Dessa forma, a área cumpre o importante papel de tornar a movimentação de pessoas e veículos mais eficiente.
Outro fator relevante para se considerar é que, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE, Ministério da Infraestrutura Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2020, havia 107.948.371 veículos no país. Com essa quantidade — que aumenta constantemente — e a falta de infraestrutura em algumas regiões, muitos desafios no transporte acabam surgindo.
Faz parte então do objetivo desse tipo de engenharia trazer soluções para o deslocamento. Continue lendo para saber mais!
O que é engenharia de trânsito?
Realizar a gestão da circulação, parada, estacionamento, operação de carga e descarga são algumas das funções da engenharia de trânsito. Esta área - prevista no Capítulo VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - aplica técnicas para resolver os problemas de tráfego relacionados aos meios de transporte, pedestres e passageiros.
Logo, a engenharia de tráfego é fundamental para gerenciar situações e problemas como:
sobrecarga do espaço e fluxo do trânsito;
aumento do índice de acidentes;
superlotação em transportes públicos;
falta de vias específicas para ciclistas;
infraestrutura de transportes em geral;
poluição do meio ambiente.
Quais soluções a engenharia de trânsito traz para a mobilidade urbana?
A mobilidade urbana é caracterizada pela forma como a população se desloca dentro das cidades. Quanto mais populosa for a região, maior é a tendência de problemas como os que foram citados acima.
Por isso, a engenharia de tráfego é tão importante, pois é uma forma de desenvolver métodos para tornar o deslocamento mais fluido e seguro.
Veja a seguir as principais soluções que a área possibilita:
1. Planejamento e controle de trânsito
A engenharia de tráfego auxilia a planejar o deslocamento de veículos e pessoas, promovendo a organização da circulação de modo geral. O profissional faz esse controle por meio de um estudo técnico para atender a todas as necessidades de fluxo do trânsito (quantidade de veículos que circulam, horários de pico, situação dos trechos, etc).
2. Diminuição do congestionamento
Como consequência do planejamento, a engenharia do tráfego contribui para a diminuição dos congestionamentos, principalmente em cidades populosas, como São Paulo, que sofre bastante com o constante engarrafamento.
O que mantém o trânsito fluindo, de certa forma, nessa cidade abarrotada de veículos, são as operações e implantações de tecnologias para o controle do tráfego, realizadas pela Companhia de Engenharia do Tráfego (CET).
3. Previsão de impacto de empreendimentos
A engenharia de tráfego é importante também para prever os possíveis impactos gerados pela implantação de empreendimentos de grande porte nas áreas urbanas.
Os profissionais da área relacionam dados e informações necessárias a respeito da via que poderá ser afetada pela construção, bem como do empreendimento que se pretende construir, para analisar se o objetivo é viável e não oferecerá prejuízos ao tráfego.
Acesse o site da INBEC para conhecer a especialização em engenharia de trânsito! Seja um profissional qualificado para desempenhar essa função tão importante para a mobilidade urbana.