Inspirada na civilização maia, Cancún terá 1ª cidade eco inteligente do mundo



Inspirada na civilização maia, Cancún terá 1ª cidade eco inteligente do mundo
(Foto: Stefano Boeri Architetti/Reprodução)
 

Já pensou onde viveremos no futuro? A primeira cidade eco inteligente do mundo será construída a 100 km de Cancún, no México.

 

Os números impressionam: 577 hectares dos quais 400 destinados a parques, 7,5 milhões de plantas de 400 diferentes espécies; 260 mil árvores, cerca de 2,3 por habitante. Esta é a primeira cidade eco inteligente e estará pronta em 2026.

 

A arrojada iniciativa é do grupo imobiliário Karim’s que engajou o Arquiteto Stefano Boeri, pai do premiado Bosco Verticale, um edifício residencial sustentável em Milão, na Itália, que ficou famoso mundo afora

 

A futura Smart Forest City é inspirada nas enigmáticas cidades-floresta das civilizações maia e será a primeira autossuficiente e sustentável do planeta. Uma mini Vale do Silício latinoamericana.

 

“A proposta é criar um polo dedicado à inovação que irá abrigar instituições acadêmicas, centros de pesquisa e empresas preocupadas com os temas ligados à sustentabilidade”, explica o Arquiteto Stefano Boeri. As obras já começaram e acontecem em colaboração com o escritório alemão Transsolar Lima Engineering, responsável por implementar soluções de eficiência energética, como painéis solares em todo o perímetro.

 


(Foto: Stefano Boeri Architetti/Reprodução)
 

Uma torre de dessalinização irá fornecer água tratada vinda do mar por meio de um sistema de canais usados para circulação e irrigação no cinturão externo dos campos agrícolas que circundam a área urbana. Também está previsto a construção de jardins aquáticos para combater inundações.

 

O projeto de urbanismo inclui telhados e fachadas verdes, parques públicos e jardins privados, que contribuirão para alcançar o equilíbrio entre a quantidade de áreas verdes e a pegada de construção.

 

Dessa forma, a cidade absorverá 116 mil toneladas de dióxido de carbono com 5.800 toneladas de CO2 armazenadas por ano. A Smart Forest City ainda oferecerá um sistema de transporte com carros elétricos, barcos e lanchas aos moradores, que somente poderão acessar a área usando esses veículos.

 

A cidade inteligente tem o intuito de devolver à natureza uma grande área verde onde um distrito comercial seria construído. Os 400 hectares destinados terão 7,5 milhões de plantas de 400 espécies diferentes, cuidadosamente selecionadas pela Botânica e Arquiteta Paisagista Laura Gatti. Todo o lixo produzido será recuperado e reciclado e cada habitante terá a sua disposição 40 metros de superfície verde.

 


(Foto: Stefano Boeri Architetti/Reprodução)
 

Com foco em inovação tecnológica e qualidade ambiental, a cidade eco inteligente também terá um centro de pesquisa avançada para hospedar departamentos de universidades de todo o mundo, organizações internacionais e empresas que lidam com questões de sustentabilidade e o futuro do planeta. Além disso, o "Vale do Silício latinoamericano" acolherá pesquisadores e estudantes universitários do México e do mundo.

 

 

Como funcionará a cidade inteligente?


Inteligente, futurística e ecológica, a cidade green foi pensada para acolher seus residentes de maneira planejada. O acesso ao centro só será consentido por meio de carros elétricos, barcos e lanchas. Trens e veículos a combustão poderão chegar somente até a entrada da metrópole.  Painéis solares serão instalados ao redor de todo o perímetro da cidade/floresta horizontal. Uma torre de dessalinização irá fornecer água tratada vinda do mar por meio de um sistema de canais usados para circulação e irrigação no cinturão externo de plantações agrícolas.


 
(Foto: Stefano Boeri Architetti/Reprodução)
 

Os 120 mil moradores poderão usufruir das mais avançadas tecnologias. E tudo será sustentável e “smart”. Todo o lixo produzido será recuperado e reciclado e cada habitante terá a sua disposição 40 metros de superfície verde. O projeto urbanístico foi concebido de acordo com princípios de infraestrutura energética, mobilidade e integração de espaços verdes que estarão por toda parte, inclusive nos tetos das casas, nos muros e até nas ruas. Até mesmo a distribuição de edifícios e lojas de comércio seguirão um planejamento igualitário.

 

“Haverá diferentes tipologias habitacionais para todo o tipo de morador: estudantes, pesquisadores e professores”, comenta o Arquiteto italiano que optou por não criar um centro tradicional, mas várias praças que servirão como pontos de integração entre os bairros.

 

A tecnologia é uma ferramenta fundamental no estilo de vida sustentável e na administração da cidade inteligente. Sensores instalados internamente nos edifícios e casas irão coletar dados e fornecer informações relevantes armazenados em um data-base. “Tais dados serão usados para melhorar e incrementar o abastecimento e economia de energia. Por exemplo, o morador poderá saber previamente os melhores horários para usar seus eletrodomésticos e assim reduzir o uso energético. Isso significa pagar menos pelo fornecimento”, observa Stefano Boeri que revela a criação de um parque ornitológico para receber os turistas que passam por Cancún.

  


Stefano Boeri Architetti


 

(Foto: Stefano Boeri Architetti/Reprodução)

 

Sediado em Milão, com escritórios em Xangai e Tirana, Stefano Boeri Architetti (Boeri Studio até 2008) desde 1993 dedica-se à pesquisa e prática principalmente em Arquitetura e Urbanismo, mas também nos campos cultural, design e design de interiores.

 

“Multiplicidade” é a diretriz que orienta há mais de 20 anos uma atividade poliédrica, ramificando-se por temas de projetos e por geografias sociais e urbanas em todo o mundo.

 

Essa abordagem permitiu ao Studio adquirir uma identidade fortemente definida e se tornar um ponto de referência para Arquitetura Sustentável, habitação social, desenvolvimento urbano estratégico em diferentes escalas, em nível italiano e internacional.

 

Stefano Boeri Architetti desenvolveu projetos de Arquitetura e projetos de regeneração em ambientes complexos e em vários continentes, apoiando e aprimorando sinergias entre todos os vários atores, públicos e privados, envolvidos no desenvolvimento.

 

No processo de design, Stefano Boeri Architetti se beneficia da assistência de uma extensa rede de profissionais de alto nível, que variam de consultores de Engenharia e Arquitetos Paisagistas, Agrônomos e até Cientistas Sociais, em um diálogo multidisciplinar contínuo que permitiu o desenvolvimento de projetos específicos e inovadores, soluções para uma ampla gama de contextos territoriais e socioeconômicos.

 

Por essas atividades, Stefano Boeri Architetti recebeu vários prêmios internacionais, confirmando sua relevância e reconhecimento na comunidade arquitetônica em todo o mundo.


  

Fontes:

- Haus

- Casa Vogue

- Stefano Boeri Architetti

 


Pós-Graduação