Por que estudar Marketing Internacional?



Por que estudar Marketing Internacional?

*Autor: Leopoldo Neto Nunes da Silva


Estamos passando por momentos bem incomuns nesses últimos tempos. Para citar uma das discussões mais divulgadas, as teorias econômicas clássicas e modernas estão em processo de revisão dada a alocação de recursos para estímulos das economias, assim como, dado os impactos decorrentes da desestruturação das cadeias produtivas, aumentando preços e custos de produção.  


Com o marketing não poderia ser diferente. Seus fundamentos permanecem fortes, mas as aplicações e variantes, utilizando palavras da moda, surgem com a velocidade e a diversidade da comunicação. A disseminação da informação pela internet, novos canais e aplicativos, novos modelos de negócios, novos formatos de propaganda e publicidade continuam a desafiar e encantar as pessoas.


O marketing, como um conjunto de estratégias e ferramentas aplicadas na conquista e satisfação de clientes e consumidores, utiliza um composto que contém as visões relacionadas ao produto, ao preço, aos canais de contato com o cliente e às promoções que o levarão a consumir o produto. O resultado desejado com uma boa campanha de marketing, que tem no seu bojo as estratégias e ferramentas, é tornar a vida do vendedor bem mais fácil ou permitir que ele possa entregar com excelência seu atendimento.


Mas o marketing como abordagem de mercado pode ser voltado para dois alvos com diferentes amplitudes: 

- Para o mercado interno, dentro do país de origem da empresa, onde obtém dados e informações no dia a dia, com menores barreiras de comunicação dado seu conhecimento do mercado, sobre a demanda dos consumidores, suas preferências, tendências, concorrência, dentre outras informações com as quais os profissionais atuantes estão convivendo. 


- Para o mercado externo, onde precisam ser observadas as diferenças socioculturais, econômicas, monetárias, de câmbio, barreiras linguísticas, tarifárias, diferenças nos comportamentos e hábitos de contato e compra dos clientes, composição de preço com custos que saem e outros que entram, canais de distribuição distantes e, em alguns casos, gerenciados remotamente, dentre outros aspectos. Aspectos que talvez ainda não estejam no radar ativo do profissional da área, mas que certamente estão sendo passivamente consumidos.


Dessa forma, o marketing internacional é uma disciplina que se torna atraente por ter em seu escopo todos os aspectos do marketing interno mais as nuances de tratar com clientes de diferentes culturas e línguas que vão a passar a desejar o seu produto após ações implementadas em outros mercados. Considerando o mundo como um grande mercado, proporcionalmente, quanto mais próximo for a adesão aos formatos de comunicação, o nível de complexidade se reduzirá e poderá ser bem absorvido pelo profissional atento.


Portanto, conhecer e aplicar um marketing de maior abrangência geográfica com suas particularidades, torna quem o estuda e o aplica um profissional mais competitivo (know-how) e com uma visão de mundo completa (know-why).



Pós-Graduação