Por que fazer a Especialização em Engenharia Contra Incêndio e Emergência do INBEC?



Por que fazer a Especialização em Engenharia Contra Incêndio e Emergência do  INBEC?


Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir off-line!



No Brasil, os piores incêndios já registrados foram causados por falhas em projetos,  má instalação ou falta de manutenção de sistemas de proteção contra incêndio, como, por  exemplo, os grandes incêndios veiculados recentemente nas emissoras de TV que  destruíram museus, hospitais, supermercados atacadistas, boates, dentre outros.


É válido  ressaltar que grandes incêndios custam vidas e milhões de reais em danos e por este motivo  é necessário que seja elaborado e executado um projeto que atenda perfeitamente os  códigos e normas de segurança contra incêndio, assuntos que serão discutidos em nosso Curso por professores especialistas durante 20 meses. 


Os Engenheiros de Incêndio avaliam os riscos de incêndio em prédios urbanos e são  capazes de aplicar soluções previstas em códigos e normas que possibilitam controlar,  suprimir, extinguir o incêndio e até mesmo dificultar sua propagação nas edificações,  possibilitando tempo para que as pessoas consigam evacuar com facilidade.


Como Engenheiro de Incêndio, você será capaz de elaborar “Projetos Técnicos  Simplificados e Projetos Técnicos” e aprovar junto ao Corpo de Bombeiros Militar para  quaisquer edificações, podendo contemplar sistema de chuveiros automáticos, sistema de  hidrantes, operação do Software Simple Hydraulic Calculator (SHC) aplicados aos chuveiros  automáticos para áreas de armazenamentos, sistema de detecção de fumaça, sistema de escada pressurizada, sistemas de proteção contra incêndio de Líquidos Combustíveis e  Inflamáveis (IT 25), dimensionamento de saídas de emergências, instalação e manutenção  de sistema de combate a incêndio, elaboração de projetos de Sistema de Controle e  Supressão por Water Mist e Water Spray. Também será capaz de aplicar a  compartimentação em projeto, isolamento de riscos de incêndio, segurança estrutural contra  incêndio e muito mais. 


O diferencial do nosso Curso é que será ministrado somente por professores que  atuam na área de Projetos de Segurança Contra Incêndio e além disso 70% são Bombeiros Militares de diversos estados do País e os demais professores são referência nacional no  que se refere à segurança contra incêndio. 


Após a publicação da Lei 13.425/2017, os Corpos de Bombeiros de todo o País atualizaram suas legislações e procedimentos de análises de Projetos de Proteção Contra  Incêndio, conhecido também como “PROJETO DE BOMBEIRO” bem como as vistorias  tornando cada vez mais complexo o processo de análise, exigindo do profissional um  conhecimento mais aprofundado sobre as normas de segurança contra incêndio.


Hoje, as empresas de seguro exigem constantemente que a empresa possua o  Projeto de Incêndio aprovado e executado conforme o código e normas de segurança contra  incêndio e isso impacta diretamente no custo do seguro: empresas com projetos aprovados e sistemas bem instalados possuem descontos no seguro de incêndio. 


Dependendo da área, para que uma edificação seja construída é necessário que  tenha o alvará de construção e licenças ambientais, contudo, hoje um dos requisitos para a  liberação dessas e outras licenças é a apresentação do Projeto Aprovado e carimbado pelo  Corpo de Bombeiros Militar do respectivo estado. 


Além disso, devido a grande procura por profissionais em todo o País para elaborar Projeto Técnico simplificado e Projetos Técnicos de Combate a incêndio, o mercado está em  alta com tendência de crescimento, tendo em vista que a cada ano a consciência social sobre a importância de existir uma edificação segura tende a aumentar e não sofrer  impactos por conta de crises de mercado, pois mesmo em crise as empresas necessitam  estar legalizadas junto ao Corpo de Bombeiros, logo necessitam do profissional para  assessorar a garantia do cumprimento de códigos e normas sob pena de multas e até  mesmo interdições. 


Quem pode fazer o Curso de Especialização em Engenharia Contra Incêndio e  Emergência? 


Engenheiros, Arquitetos e demais profissionais com curso superior reconhecido pelo  MEC. Vale salientar que se você optar por ser um gestor e contratar seus profissionais para atuar em seu escritório, você não precisará assinar os Projetos de Combate a incêndios e  sim seus profissionais legalmente habilitados junto ao conselho de classe. 


Naturalmente, quando a demanda de projetos crescer, você não irá assinar nenhum projeto, pois se tornará um gestor de projetos. 


Qual a média salarial de um Profissional Especialista em Engenharia de  Incêndio? 


Se o profissional optar em trabalhar em uma empresa como Engenheiro de Incêndio a  média salarial é de R$ 15.000,00 por mês, com base em últimas propostas de emprego rejeitadas em 2020, enquanto que se o profissional preferir trabalhar por conta própria ele  poderá ganhar mais de R$ 30 mil por mês, podendo atingir valores superiores a este,  dependendo muito do seu planejamento empresarial. 



Bombeiro Militar especialista em vistorias técnicas de segurança contra incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - Devry, Especialista em Física - UFPA, Graduado em Engenharia Civil - UFPA, Graduado em Física - UFPA.