Qual é a diferença entre MBA e Pós-Graduação?



Qual é a diferença entre MBA e Pós-Graduação?

Faz tempo que a Graduação deixou de ser o ponto final da vida acadêmica. Afinal, ter um curso superior não é mais um diferencial, mas quase pré-requisito para um profissional de sucesso.

 

Investir em Educação sempre é uma das primeiras recomendações para quem deseja crescer profissionalmente. Mas, no que é melhor: investir em MBA ou em um curso de Pós-Graduação?

 

A resposta a essa pergunta não é simples. Em linhas gerais, ela dependerá de muitos fatores, como: sua área de atuação, seu tempo e os recursos disponíveis para os estudos e o rumo que você deseja dar à sua carreira.

 

Além disso, é preciso se lembrar de que não há fórmula mágica de sucesso. Cursos de MBA e de Pós-Graduação ajudam, mas sozinhos não fazem milagres pelo seu currículo. A partir daí, é necessário conhecer e entender as diferenças entre os Cursos.

 

Uma boa maneira para encontrar a modalidade ideal de curso é imaginar como será o dia a dia num curso lato sensu ou num stricto sensu. Nos lato sensu, os cursos são mais breves e desenhados para a rotina corrida de quem trabalha: as atividades e os trabalhos podem ser feitos nas horas livres, sem comprometer muito a vida profissional.

 

No geral, as aulas acontecem à noite, só em alguns dias úteis, ou com uma carga horária mais puxada nos fins de semana. Já os cursos de Mestrado e Doutorado, a princípio, pedem dedicação integral.

 

Também é importante ter alguma flexibilidade de horário no emprego para assistir às aulas e participar de eventos, como congressos, palestras e simpósios.


  

Pós-Graduação Stricto Sensu

 


 

Stricto Sensu é uma expressão latina que significa sentido restrito. Em termos práticos, significa que os cursos desse tipo são voltados para o aspecto acadêmico das áreas profissionais. Estão sob essa categoria os Cursos de Mestrados acadêmicos, Doutorados e Pós-Doutorados. Além disso, eles formam professores, pesquisadores e acadêmicos.


  

Pós-Graduação Lato Sensu

 

Essa categoria é mais conhecida como Cursos de Especialização. Ela reúne as demais modalidades de Pós-Graduação. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu desenvolvem profissionais ou os atualiza para o mercado de trabalho. O MBA (Master of Business Administration) também se encaixa na categoria Lato Sensu.

  


MBA

A sigla vem do inglês Master Business Administration, que em tradução livre significa Mestre em Negócios e Administração. Apesar do mestre presente no nome, no Brasil, o MBA não é um curso de Mestrado. O MBA é um Curso de Especialização focado em mercado e negócios. Geralmente, ele é recomendado para gestores em fase de formação ou com a carreira já consolidada. Alguns cursos dessa categoria incluem módulos internacionais.

 

 

O que é MBA?

 


   

Este é mais procurado por empreendedores e profissionais que atuam no mercado de trabalho. A carga horária pode passar de 400 horas e ocorre normalmente durante o final de semana. A grande maioria dos cursos também é presencial.

 

MBA é indicado para quem já atua em um determinado setor, mas quer se especializar e ir mais a fundo. Por exemplo, um gerente de banco que precisa entender a gestão do banco, vai optar em fazer uma MBA de gestão de negócios.

 

É importante ressaltar que, no Brasil o MBA é um curso de lato sensu, ou seja, não tem nível de mestrado. Trata-se de uma especialização focada em negócios e mercado. Sendo assim, o MBA também acaba sendo chamado de Pós, mas o seu foco de estudo é outro porque ele é uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho.

 

Desta forma, ele é indicado para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada. Mas antes de fazer MBA, uma dica geral dos especialistas é aperfeiçoar um segundo idioma, como o inglês. Até porque muita bibliografia de estudo está disponível em inglês.

 

Outra dica dos especialistas, é procurar fazer o MBA depois que já estiver no mercado de trabalho, assim acaba contribuindo na evolução da carreira. Outro cuidado é escolher uma instituição de MBA renomada, mesmo que isso lhe custe financeiramente mais.

 

Um dos grandes objetivos dos MBAs é reunir profissionais de diferentes áreas, mas com a mesma perspectiva de crescimento profissional, a fim de promover networking, ou seja, troca de conhecimento, experiências e, quem sabe, oportunidades de carreiras.

  

 

Quer mudar de carreira?


 


Independente de sua escolha todas as opções de Pós-Graduação, incluindo o MBA, são alternativas para mudar de carreira, fazer uma transição.

 

Inclusive aquele profissional que trabalha há 20 anos no mercado de trabalho e que agora percebeu que quer voltar a estudar, pode o fazer, mas é preciso recuperar o ritmo de estudo.

 

Fazer uma Pós-Graduação amplia o seu leque de conhecimento, e por meio dela você consegue fazer novos contatos importantes na área, isso acaba sendo positivo para continuar avançando na carreira. Além de fazer novos contatos, você estabelece contato com professores, pesquisadores e todos eles podem ser importantes na troca de informação ou dúvida.

 

Outra questão, é que a Pós-Graduação representa uma renovação do seu currículo. Vale ressaltar, que o mercado também está em busca de profissionais qualificados e capacitados. Profissionais estes que precisam lidar com diversas situações do negócio e que saibam oferecer alternativas, bem como soluções.

 

Com uma Pós-Graduação você mostra para a sua empresa que tem algo a lhe oferecer.

 

Com o conhecimento da Pós-Graduação, você começa a ver realmente o que quer para a sua carreira ou até trocar. Neste sentido, é possível conquistar novas funções com muito mais autoridade e segurança, sem ficar com medo de mostrar as suas competências dentro de sua área.


  

Fontes:

- Canal do Ensino

- Catho Comunicação

- Jornal Extra

- Guia do Estudante

- Ambra College


INBEC

Pós-Graduação

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.