Retrofit — Entenda de Uma Vez Essa Tendência da Arquitetura



Retrofit: Entenda de Uma Vez Essa Tendência da Arquitetura

O mercado da engenharia e da arquitetura é extremamente dinâmico, e novas tendências surgem a todo momento. O retrofit se enquadra nesse quesito e vem ganhando espaço por ser uma alternativa que valoriza o imóvel, além de preservar a memória arquitetônica. 


Mas sobre o que se trata esse conceito tão intimamente ligado à preservação e restauro? É o que você vai ver neste artigo! Confira. 


O que é retrofit?


Criado na Europa para resolver uma situação crescente relacionada à ocupação e ao uso dos imóveis antigos, o retrofit pode ser entendido como uma forma de “revitalização” do espaço.


Isso porque, ao utilizar essa tendência da arquitetura e da engenharia, o profissional mantém algumas características estruturais existentes no prédio, ao mesmo tempo em que busca alternativas para solucionar problemas de circulação e de instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo. 


Na prática, o retrofit funciona de forma a dar uma nova vida a antigos prédios e outras estruturas, como parques e praças, adequando-os para suportar as necessidades modernas de tecnologia e conforto. 


Diferenças entre restauração, reforma e retrofit


É possível que exista uma confusão quando falamos nestes três conceitos. Por isso, é importante ter em mente que: 


  • a restauração objetiva consertar uma estrutura, mantendo os aspectos originais dela;

  • a reforma é uma forma de aprimorar o ambiente sem se preocupar com as características iniciais dele;

  • o retrofit é uma união da restauração e da reforma, pois tanto renova detalhes que estão defasados com o passar dos anos quanto preserva particularidades da infraestrutura.


Por que o retrofit vem ganhando espaço?


A busca pelo desenvolvimento de centros urbanos mais sustentáveis, que valorizam áreas naturais e proporcionam a diminuição do consumismo, são algumas das inclinações do mundo pós-covid. 


Assim, é possível afirmar que a aplicação dessa tendência tende a continuar crescendo. E isso se dá exatamente porque ela garante o aumento da vida útil de prédios históricos, colabora para diminuir os impactos ambientais resultantes de grandes obras e ainda pressupõe a utilização de novas e melhores tecnologias. 


Além disso, os projetos que utilizam o retrofit como base aplicam técnicas para garantir a redução de custos e a criação de uma infraestrutura geral mais sustentável.


Com isso, fica muito mais fácil para o engenheiro ou arquiteto decidir quando é necessário criar um projeto que exija sua aplicação. 


E, como a preocupação com a natureza continuará ditando as regras do mercado, aproveite para descobrir outros motivos para investir em construções sustentáveis!





Pós-Graduação