FRANK PAVAN DE SOUZA
Pós Doutor em Meio Ambiente - UFSC, Doutor em Engenharia Civil com atuação na área de Gestão de Recu... Pós Doutor em Meio Ambiente - UFSC, Doutor em Engenharia Civil com atuação na área de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento - COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Ambiental - IFF/RJ, Especialista em Direito Ambiental e Processual Civil, Graduação em Engenharia Ambiental e de Segurança do Trabalho, Advogado e Consultor Empresarial na área Jurídica e Ambiental. Possui experiência nas áreas de: Gestão Ambiental, Compliance Ambiental, Duo Diligence, Direito Ambiental, Engenharia Ambiental, Planejamento e Regularização Fundiária em Ambientes Rurais e Urbanos. Gestão de Recursos Hídricos. Outorgas para uso da água. Licenciamento Ambiental e Elaboração de EIA/RIMA. Avaliação de Impactos Ambientais. Perícias. Gestão Ambiental Pública e Privada. Recursos e Estudos Ambientais. Além disso é Auditor Líder ISO 14.001, Perito Ambiental. Coordenador do Programa de MBA em Gestão e Auditoria Ambiental do ISECENSA e atualmente também é Coordenador do Programa de MBA Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental e do Curso de Especialização em Perícia Ambiental Judicial, ambos pelo INBEC. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ e integrante da União Brasileira de Advogados Ambientais (UBAA). Veja Mais Voltar
Titulação: PÓS DOUTOR
OBJETIVOS
Oportunizar aos profissionais e estudantes uma experiência aplicada frente aos aspectos relacionados ao saneamento básico, desde a evolução no mundo e no Brasil, até a formação da estrutura das políticas públicas do setor. Apresentar, de forma prática, o conjunto de procedimentos adotados para a elaboração e implementação dos serviços de saneamento, com vistas a universalização do acesso a água, esgoto, resíduos e drenagem urbana. Elaborar estratégias para a participação social no contexto da implementação e integração das políticas públicas. Analisar, de forma técnica, as alterações promovidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).
Deseja receber mais informações sobre este curso?
POR QUE FAZER ESSE CURSO?
A Organização Mundial da Saúde estima que anualmente 15 mil pessoas morram e 350 mil sejam internadas no Brasil devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico. Cerca 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e metade da população não tem serviços de coleta de esgoto. Várias doenças são agravadas devido ao contato com ambientes insalubres. A diarreia é a segunda maior causa de mortes em crianças abaixo de 5 anos de idade, segundo a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Dados da OMS revelam que 88% das mortes pela doença no mundo são causadas pelo saneamento inadequado. De acordo com a Constituição Federal da República Federativa do Brasil é responsabilidade dos municípios a prestação dos serviços relacionados ao saneamento básico e caso não disponha de estrutura para a prestação dos mesmos, Empresas Públicas e/ou Privadas podem ser contratadas, por meio de concessão, para a prestação.
Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso
- Em breve próxima turma
- Carga Horária 20 horas
- Duração 1 final de semana
- Dias e Horários
(Aulas em 01 final de semana por mês)