Caixa terá nova forma de financiamento da casa própria, com juro prefixado



Caixa terá nova forma de financiamento da casa própria, com juro prefixado
(Foto: Correio Braziliense/Reprodução)

 

A Caixa Econômica Federal pretende lançar em março uma nova modalidade de financiamento da casa própria. No novo modelo, o juro a ser cobrado será prefixado. "Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar nesse período", disse o presidente do banco, Pedro Guimarães.

 

Atualmente, a Caixa disponibiliza dois modelos de linhas de crédito: uma corrigida pela Taxa Referencial (TR) e outra pelo índice oficial de inflação, o IPCA, inovação feita pelo banco.

 

"Vale lembrar que, quando a Caixa lançou, há alguns meses, criticava-se muito, mas hoje 16 bancos oferecem crédito imobiliário pelo IPCA", ressaltou. Por isso, Guimarães espera que, com a terceira opção, a migração entre linhas de crédito imobiliário se multipliquem.

 

O anúncio da nova linha de crédito foi feito depois de Guimarães se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele também adiantou que a Caixa deve anunciar um lucro recorde referente a 2019 e a continuidade da devolução de recursos ao Tesouro Nacional, como forma de pagamento da dívida que tem com a União, de R$ 40,2 bilhões. 

 


Saque do FGTS


O presidente da Caixa disse ainda que o Banco Central divulgou números desatualizados sobre saques do FGTS. Segundo Guimarães, foram sacados até 60% dos recursos disponibilizados pelo fundo. A ideia, disse ele, é que o porcentual chegue 70% ao final das operações.

 

 


Pedro Guimarães (Foto: UOL/Reprodução)

 

Em 20 de dezembro, o Banco Central divulgou que somente 44% dos recursos liberados foram efetivamente sacados pelos beneficiários. "Eles tinham dados desatualizados", alegou Guimarães. O presidente da Caixa disse que 1 milhão já pediram acesso a recursos do "saque-aniversário" da parcela do FGTS.

 

"Nós acreditamos que, a partir de março, quando lançaremos o crédito imobiliário sem nenhum tipo de correção, isso vai multiplicar. Porque hoje nós temos o crédito imobiliário ligado à TR, e o crédito imobiliário ligado ao IPCA, a inflação", disse Guimarães. "Em março, faremos uma terceira linha que é sem correção nenhuma, esta é uma revolução. Sem TR e sem IPCA. Por que que isso é tão importante? Você vai poder contratar o crédito imobiliário de 30, 35 anos, e saber quanto que você vai pagar pelos próximos 30 a 35 anos", afirmou o presidente do banco.

 

Segundo o dirigente da Caixa, o banco vai manter a política de repassar aos clientes as reduções promovidas pelo Banco Central na taxa básica de juros do país, a taxa Selic. "Qualquer redução no Banco Central implica em redução tanto no cheque especial, quanto no rotativo do cartão, no CDC e no crédito imobiliário", afirmou o executivo.

 

 

Financiamento Caixa: Como financiar um imóvel?

 

·         Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

·         Ser brasileiro ou possuir visto permanente;

·         Ter cadastro sem restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito;

·         Possuir capacidade civil e de pagamento.

 

 

E o imóvel precisa:

 

·         Estar localizado no mesmo município do seu trabalho, em municípios próximos ou integrantes da mesma região metropolitana;

·         Estar fixado em um município onde você comprove residência há mais de um ano.

 

 

Para quais imóveis eu posso usar o financiamento Caixa?

 

Imóveis novos, usados, construções e habitação social são algumas das opções de financiamento oferecidas pelo banco. Conheça cada uma delas:

·         Imóveis novos ou usados: Utilizando a linha de crédito habitacional da Caixa, você tem até 35 anos para pagar sua nova moradia. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado como parte do pagamento e a parcela do financiamento não deve passar de até 30% da sua renda familiar bruta. 

 

·         Terrenos: A instituição oferece algumas opções de financiamento para quem deseja um terreno. A primeira delas garante a compra do local, que deve contar com toda a infraestrutura, como vias de acesso, energia elétrica, saneamento básico, e a segunda contempla clientes que já possuem a escritura da terra, mas precisam de ajuda para construir a casa ou expandir a que já existe. 

 

·         Habitação Popular: Oferecido às famílias de baixa renda, este tipo de crédito garante a compra, construção, reforma ou melhora do imóvel localizado em área urbana ou rural. Famílias que recebem até 3 salários mínimos podem requisitar o uso de seu FGTS para aquisição da casa própria através da Operação Coletiva ou do Crédito Imobiliário Rural. O Crédito Fundiário e o Programa Crédito Solidário, que conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), também podem ser utilizados.

 

·         Imóvel Comercial: Este financiamento é oferecido às empresas e ao setor de construção civil. Com ele os requerentes podem garantir seu escritório ou galpão, além de expandir ou reformar locais já existentes. 

 

Sentiu que se encaixa? Chegou a hora de fazer uma simulação no site da Caixa. Desta maneira você pode ter uma noção do valor que terá que pagar em prestações. Você precisará responder algumas perguntas como: Qual tipo de financiamento você deseja? Qual o valor aproximado do imóvel? Em qual cidade está localizado o imóvel?

 

Após o cadastro, o site da instituição lista alguns imóveis que já foram avaliados e que se encaixam no seu financiamento. 


 

Etapas do financiamento Caixa

 


(Foto: FDR/Reprodução)

 

Após escolher a casa ou o apartamento, você deve ir até uma agência da Caixa portando os seguintes documentos:

 

·         Documento de Identidade;

·         CPF;

·         Comprovante de Estado Civil;

·         Comprovante de Endereço;

·         Renda;

·         Declaração de Imposto de Renda;

·         Extrato de FGTS;

·         Carteira de Trabalho. 

 

A caixa terá um prazo de dois a cinco dias úteis após a entrega do cadastro para dar uma resposta sobre o financiamento. Caso aprovado, o banco informará o prazo e valor da entrada, das parcelas e dos juros da sua compra.

 

Para que o acordo seja firmado, Engenheiros devem avaliar o imóvel de interesse e a Caixa analisará a documentação dos vendedores. Isto demora até 15 dias. Uma dica para dar mais celeridade ao processo é dar preferência às moradias do Feirão Caixa, uma vez que elas já foram aprovadas em todos estes trâmites.

 

Tudo certo? É a hora de assinar o contrato. Neste dia, os compradores e vendedores deverão comparecer a uma agência da Caixa.

 

Para que se torne legal, o requerente deve registrar o documento em um Cartório de Registro de Imóveis e pagar pelo Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que corresponde a 2% do valor da moradia. 

 

 

Financiamento imobiliário reprovado, o que fazer?

 

Caso a tentativa para o financiamento tenha sido recusado, não se desespere. Você pode tentar novamente. O tempo de espera para a nova diligência irá depender do motivo pelo qual aconteceu a negativa. 

 

Exemplo: Se o financiamento foi negado porque o comprador tinha dívidas atrasadas, uma nova avaliação do financiamento pode ser requisitada após o pagamento destas.

 

 

Formas de pagamento do financiamento Caixa

 

A casa própria pode ser conquistada através de dois métodos de pagamento, o Sistema de Amortização Constante – SAC, onde as parcelas diminuem de acordo com o tempo, e a Tabela Price, que possuem todas as prestações iguais. Através da simulação no site do banco, descubra qual é o melhor para você.

 

 

Fontes:

- UOL

- Correio Braziliense

- Seu Crédito Digital

- G1

- FDR


Pós-Graduação