Empresa de tecnologia israelense que produz água do ar recebe importante premiação em Las Vegas



Empresa de tecnologia israelense que produz água do ar recebe importante premiação em Las Vegas

(Foto: Conexão Política/Reprodução)

 

Em Israel, a criação de uma máquina que converte ar em água foi premiada como um produto eficiente que ajuda os mais pobres.

 

Genny, o eletrodoméstico israelense inovador que gera água do ar, foi nomeado o Produto de Eficiência Energética do Ano da Consumer Technology Association no Prêmio Smart Home Mark de Excelência 2020 no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas – uma série de prêmios que homenageiam as principais inovações do setor no mercado de residências inteligentes.

 

Criado pela empresa de tecnologia Watergen, com base em Rishon Lezion (cidade em Israel), ecologicamente correta, o sistema de água do ar penetra na água atmosférica usando a tecnologia patenteada de troca de calor, produzindo até 30 litros de água potável em sua casa ou escritório todos os dias – reduzindo significativamente o plástico utilização e eliminação, eliminando os resíduos causados ​​pela ingestão de água engarrafada.

 


(Foto: Watergen/Reprodução)

 

Como exatamente o sistema funciona? Primeiro, o ventilador incorporado da Watergen aspira ar no gerador de água atmosférico do sistema. Lá, um filtro interno limpa o ar removendo poeira e sujeira. Uma vez limpo, o ar é direcionado através do processo de troca de calor e resfriamento GENius e condensado na água.

 

A água é então filtrada novamente para remover as impurezas e adicionar minerais, resultando em água fresca e de qualidade para beber. Uma vez produzida, a água circula continuamente em um reservatório embutido para preservar sua frescura.

 

A água produzida pela Genny é, portanto, de maior qualidade do que a água que corre através de sistemas de filtragem conectados às linhas de água municipais.

 


(Foto: Watergen/Reprodução)

 

Genny também tem o potencial de servir como um purificador e desumidificador de ar, circulando ar limpo por toda a casa através de um pequeno ajuste no processo de geração de água, usando a tecnologia já existente para criar um produto multiuso.

 

 

“A missão da nossa empresa é eliminar a necessidade de confiar em fontes externas para as necessidades da vida e ajudar as pessoas a se tornarem mais ecológicas”, diz Dan Clifford, presidente da Watergen North America. “Estamos especialmente honrados em ser nomeados Produto de Eficiência Energética do Ano na feira CES deste ano, porque esse prêmio apoia diretamente um dos principais valores que a Watergen representa”.

 

A empresa, presidida pelo empresário e filantropo israelense-georgiano Mikhael Mirilashvili, recentemente se concentrou em expandir sua solução de água limpa renovável e com eficiência de energia para os 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à água potável em casa – e onde quer que seja necessário.

 


(Foto: Watergen/Reprodução)

 


No ano passado, o sistema de larga escala da empresa foi doado para autoridades no Brasil, Vietnã e Índia. Também ajudou nos esforços de resgate e recuperação durante os incêndios na Califórnia em 2018 e forneceu água limpa aos moradores do Texas e da Flórida após a devastação causada pelos furacões Harvey e Irma.

 

Embora a tecnologia agora esteja firmemente focada em combater a escassez global de água, a empresa manteve a vantagem de eficiência energética de seus projetistas e possui o sistema de produção de água atmosférica com maior eficiência energética do mundo.

 

Enquanto outros geradores de água disponíveis comercialmente dependem da tecnologia convencional de ar-condicionado e desumidificação para gerar água potável usando 650-850 watts-hora de eletricidade por litro, a Watergen produz água potável a apenas 250Wh / L – apenas dois a quatro centavos por litro.

 


(Foto: Watergen/Reprodução)

 

“Minha primeira prioridade não é como ganhar dinheiro, mas ajudar as pessoas, o planeta [...]”, disse Mirilashvili ao The Jerusalem Post.

 


Comunidade Colombiana

 

As famílias de El Talento, uma pequena cidade próxima à cidade colombiana de Cúcuta, testaram essa máquina pela primeira vez quando ela foi introduzida em sua comunidade em outubro de 2019.

 


A comunidade realizou um grande evento para testar a máquina (Foto: JM Notícia)

 

Andrés Suárez, pastor do Christian Center e gerente geral do projeto de aliança com o estado de Israel na Colômbia, fez uma parceria com a empresa para levar água potável a El Talento.

 

A comunidade realizou um grande evento para testar a máquina. O pastor Suarez disse que levar a máquina para Cúcuta só foi possível graças a dois eventos que ocorreram em 2016 e 2018. Os eventos foram realizados para discutir como a Colômbia pode fortalecer seus laços com Israel.

 

“Nos dois eventos, conversamos sobre o potencial e os desafios do território da Colômbia, o Departamento do Norte de Santander, bem como sobre a tecnologia e inovação israelenses que fornecem soluções muito boas para problemas urgentes”, explicou Suarez. “Buscamos tirar proveito da tecnologia israelense nas áreas de água, agricultura, pecuária, comunicações e outras indústrias, as quais podem ser adaptadas às necessidades de nossa região”.

 

“Watergen” não está apenas ajudando a Colômbia. Em todo o mundo, fornece água potável para os necessitados, independentemente de raça ou religião.

 

 

Geradores de água atmosférica e venda dos dispositivos

 

A instalação fabricará geradores de água atmosférica como o GENNY, GEN-350 e de grande escala.

 

O GENNY pesa 50 kg e é adequado principalmente para residências e escritórios. Usando o ar ambiente, o GENNY pode produzir até 27 litros de água por dia.

 


 

O GENNY pode produzir até 27 litros de água por dia. (Foto: Watergen/Conexão Política-Reprodução)

 

 


O GEN-350 de média escala pesa 800 kg e pode produzir até 900 litros de água por dia. Como uma máquina transportável que pode ser facilmente colocada em um caminhão ou veículo de resposta a emergências, a GEN-350 pode ser instalada em qualquer lugar e foi especialmente projetada para ajudar as pessoas em locais que não são facilmente acessíveis.

 


O GEN-350, de tamanho médio, pode produzir até 900 litros de água por dia. (Foto: Watergen/Conexão Política-Reprodução)

 


Os geradores de água atmosférica em grande escala GEN-L podem produzir até 5.000 litros de água por dia. Eles são projetados especialmente para fornecer água em escala industrial, permitindo que fábricas e comunidades rurais tenham acesso instantâneo a água pura e limpa.

 


Os geradores de água atmosférica em grande escala GEN-L podem produzir até 5.000 litros de água por dia. (Foto: Watergen/Conexão Política-Reprodução)

 


Os geradores de grande escala também podem ser instalados nos telhados, ajudando a descentralizar o fornecimento de água potável em municípios com infraestrutura hídrica insuficiente. Todos os geradores de água atmosférica não precisam de infraestrutura especial para operar, exceto de uma fonte de eletricidade, como geradores ou aquecedor solar.

 

De acordo com Nick Harris, vice-presidente de marketing da Watergen na América do Norte, citado pela revista Forbes, o dispositivo tem como público-alvo os proprietários e os setores de pequenas empresas como uma alternativa aos gastos em água engarrafada e ao uso de plástico. “Genny elimina completamente a necessidade de os consumidores reabastecerem ao comprar água engarrafada ou a encomendar jarros de água em intervalos, economizando tempo e dinheiro para os consumidores”, disse.

 

O produto estará disponível no início do segundo trimestre de 2020.

 


(Foto: Watergen/Reprodução)

 

O Genny não é o único aparelho que extrai água do ar. Estão disponíveis produtos como o AquaBoy, o que é bom para pessoas sem acesso convencional a água potável. Há ainda a unidade Zero Mass Water. Porém, segundo a Watergen, o Genny é mais eficiente em termos de energia.

 

 

Tecnologia no Brasil

 

Uma instalação será construída no Brasil. O plano é voltado para enfrentar os desafios atuais do Brasil, relacionados à escassez de água e à seca.

 

O acordo comercial ocorreu durante a Cúpula de Inovação Brasil-Israel no hotel David Citadel, em Jerusalém, em 2 de abril do ano passado, quando o Ministro Marcos Pontes estava em Israel como parte de uma missão do Brasil, na conferência Cybertech 2019 em Tel Aviv.

 


Ministro Marcos Pontes e o presidente da Watergen, Dr. Michael Mirilashvili. (Foto: Watergen/Conexão Política-Reprodução)

 

A instalação da fábrica proporcionará benefícios econômicos e ambientais ao Brasil. Em uma carta de intenções ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes, o presidente e visionário da Watergen, Dr. Michael Mirilashvili, explicou: “Os efeitos dessa operação de fabricação serão tremendos: nossas linhas podem empregar milhares de brasileiros, melhorando a saúde pública e segurança, e fornecendo a água limpa necessária. Além disso, nossa solução promove segurança ambiental e economia de custos, evitando a necessidade de sistemas caros de transporte de água e evitando a necessidade de jarros e recipientes de plástico”.


 

Prêmios internacionais


 (Foto: Watergen/Reprodução)

 


Além da premiação deste ano, os esforços da Watergen para disponibilizar água fresca e pura em todo o mundo renderam à empresa sua colocação na lista do ‘Fórum Econômico Mundial dos Pioneiros em Tecnologia do Mundo em 2018’.

 

Na feira internacional de eletrodomésticos ‘Consumer Electronics Show (CES) de 2019’, patrocinada pela Consumer Technology Association (CTA), o GENNY foi nomeado como o “Melhor Homenageado da Inovação” na categoria “Tecnologia para um mundo melhor”, em Las Vegas, nos EUA.

 

 

Doações

 

Em fevereiro de 2019, quando a Watergen recebeu a delegação do Brasil – liderada por Marcos Pontes – no escritório da Watergen em Herzliya para discutir possíveis soluções para problemas de água potável no Brasil, a empresa israelense doou ao Brasil 10 máquinas de tamanho médio e 1 pequena que produzem água potável do ar.

 


(Foto: Conexão Política/Reprodução)

 

Segundo Pontes, o GEN-350 foi instalado em escolas e hospitais em todo o Brasil, principalmente em áreas que não têm água potável.

 

Pesando apenas 800 kg, o GEN-350 é facilmente transportável e pode ser instalado em qualquer lugar, mesmo em locais remotos. É fornecido com um sistema interno de tratamento de água e não precisa de infraestrutura para operar, exceto eletricidade.

 

 

Escassez de água

 

Há décadas o Brasil enfrenta a escassez de água. Esta afeta mais de 800 municípios em todo o país, devido à infraestrutura precária e ao planejamento insuficiente.

 

A tecnologia de Israel veio em socorro do povo brasileiro. Os esforços da Watergen para disponibilizar água limpa para o Brasil, e também para outros lugares no mundo, mudará o destino das vidas que serão beneficiadas com essa nova e importante tecnologia.

 

Fontes:

- Conexão Política - Brasil

- Conexão Política – Mundo

- ZAP

- JM Notícia

- BibliaTodo

- Últimos Acontecimentos


Pós-Graduação