Tipos de Iluminação Para Considerar Nos Seus Projetos de Arquitetura



Tipos de Iluminação Para Considerar Nos Seus Projetos de Arquitetura

Ao trabalhar em um projeto de arquitetura, é muito importante considerar quais tipos de iluminação serão utilizadas em cada ambiente. A depender da fonte de luz empregada, é possível valorizar a decoração do local, melhorar a funcionalidade dos cômodos e, claro, deixar o cliente satisfeito com o resultado final. 

Esse elemento ainda pode favorecer a segurança dos usuários, especialmente ao se tratar de áreas externas, como jardins, quintais e varandas. 

Então, se você atua na área de arquitetura, continue lendo o artigo para ver algumas formas de iluminação que podem dar mais destaque aos seus trabalhos! 


Veja 3 tipos de iluminação para usar no seu projeto de arquitetura!

Um projeto luminotécnico vai muito além de incluir algumas luminárias e lâmpadas nos ambientes. É importante ter uma especialização neste tipo de arquitetura para analisar detalhadamente cada espaço com base em suas características, funções e desejo do cliente para identificar os locais que necessitam de um ponto de luz. 

Dessa forma, é possível entregar um cômodo mais confortável, funcional, elegante e, muitas vezes, econômico, quando a claridade do dia é bem aproveitada. 

Por isso, o arquiteto responsável precisa dominar os tipos de iluminação que existem e saber usá-los ao seu favor. Veja a seguir algumas opções para considerar nos seus projetos de arquitetura.


1. Luminárias

As luminárias são objetos muito bem-vindos em projetos de arquitetura, mas que devem ser usados de forma estratégica e com moderação. Ou seja, este item deve ser colocado onde há, de fato, necessidade de dar destaque ao design e à decoração.

Elas servem para complementar a luz do ambiente e são capazes de esconder ou dar ênfase a detalhes do cômodo. Vale destacar que existem muitos tipos de luminárias e cada uma delas pode entregar uma sensação diferente ao ambiente, deixando-o mais aconchegante, intimista, moderno ou arrojado.  


2. Luz LED


A tecnologia LED entrega muitas qualidades na hora de planejar seus projetos luminotécnicos. Algumas das vantagens dela são: 


• flexibilidade e facilidade de instalação;

• baixo nível de calor;

• alto ciclo de vida;

• características diversas como cor e intensidade que valorizam a decoração dos ambientes;

• economia de energia por conta de sua elevada eficiência energética;

• entre outros.


Ela consegue ser integrada em diversos elementos, especialmente no interior dos espaços. Pode ser considerado como tendência da área arquitetônica o uso dessa iluminação em: 


• prateleiras;

• espelhos;

• rodapés;

• console do home theater;

• atrás da cabeceira da cama. 


3. Arandelas e refletores


Esses itens podem e devem ser bastante aproveitados em projetos de iluminação externa, como o de jardins. 

As arandelas podem ser usadas para iluminar muros, criando, assim, fachos de luz nas superfícies. Já os refletores são muito utilizados em meio à vegetação para criar efeitos de luz e sombra, dando um ar mais sofisticado ao ambiente. 

Viu só como conhecer os tipos de iluminação pode valorizar o seu projeto de arquitetura? Se você quer se aprofundar mais neste tema, continue no blog da INBEC e veja algumas dicas para criar projetos luminotécnicos muito melhores